Integrantes da escola apresentam enredo em forma de peça de teatro

 

 

No dia 20 de julho, a escola de samba Unidos da Barra da Tijuca irá apresentar um espetáculo teatral para revelar ao público seu samba enredo do carnaval de 2023. O Jornal da Barra bateu um papo com parte do elenco, de cima do palco do Teatro dos Grandes Atores, onde a apresentação vai acontecer.

Durante a apresentação do enredo da escola de samba G.R.E.S Unidos da Barra da Tijuca, os profissionais do ateliê de fantasias percebendo que seria enfadonho e arrastado, tomam em suas mãos e apresentam eles mesmo o enredo através de encenações dinâmicas, musicadas e bem humoradas.

A entrevista você confere a seguir:

Repórter: O espetáculo conta com diversas pessoas no elenco. Onde vocês foram buscar esses profissionais que estão com vocês?

Marcyo de Olliveira: A maioria é amigo de outros trabalhos. O Walber que tá fazendo direção comigo é o coreografo da escola. Tem outras duas atrizes que são de outros trabalhos que eu já fiz, que é a Rose e a Edna. A Gabi é nossa musa da escola. Tem dois atores que estão vindo de São Paulo, que são carnavalescos também, e são parceiros de outros trabalhos. O elenco de atores a maioria é tudo amigo. Amigo ou então é conhecido, indicado por nós mesmos... Tem um rapaz indicado pela Edna. Resumindo, é uma família. Os bailarinos da comissão de frente, são dá comissão de frente, outros não, é da companhia dele [Walber].

Repórter: De onde veio a ideia de apresentar o enredo em forma de espetáculo?

Marcyo: No Rio isso é inédito. Como eu e o Marcos temos uma bagagem de carnaval em São Paulo, a gente trouxe essa ideia de São Paulo para fazer aqui no Rio de Janeiro.

Repórter: Vocês já apresentaram dessa forma em São Paulo então?

Marcyo: Já! Isso é normal em São Paulo, então no Rio é a novidade, algo inédito...

Marcos Aramha: A gente já fez apresentações bem teatrais até nas quadras das escolas, tá? No caso da Barra, até teria uma possibilidade de um na quadra, mas você fazer isso num palco de teatro de verdade, veio a ideia de que é a grande novidade. A criação, o nascimento de uma companhia de teatro, que é a UBT Em Cena. A gente não tá só apresentando o enredo de uma forma, numa peça de teatro, não é só isso. É o lançamento de uma companhia teatral que é a UBT Em Cena, que daí pra frente, muita coisa vai acontecer.

Marcyo: Todo elenco tem formação ou em dança ou em teatro.

Marcos: Não que a gente esteja fazendo um caminho inverso, mas a gente acha que tá fazendo, um caminho eu acho que é novo. É como o próprio Marcyo já falou, apresentações desse tipo, em São Paulo você vê, mas dessa forma não. Você vê apresentações teatrais de enredo, dentro das escolas de samba. Uma das pessoas que vai vir pro elenco, que é o Fábio, ele é carnavalesco da Nenê de Vila Matilde. Ele apresentou dentro do barracão dele, de cima dos carros alegóricos, o enredo dele. É um enredo de tom afro, e ele aproveitou e coisa e tal, e ficou muito bacana. Mas é uma coisa que ficou fechada dentro de um nicho só, dentro do povo do carnaval. Tipo, se você fosse uma pessoa nada ligada com o carnaval, você ia no barracão da Nenê pra ver isso? Você não iria. Mas e no teatro? Já te chama atenção.

Repórter: Vocês sempre trabalharam juntos?

Marcyo: Bom, como eu falei... Edna, Rose é nosso segundo trabalho. Babu e o Fábio são dois carnavalescos de São Paulo, é o segundo trabalho. O Walber trabalhou na comissão de frente da escola, então todo mundo já trabalha junto.

Marcos: O casal. O segundo casal de mestre salas e porta-bandeira... A gente se conheceu nesse carnaval agora de 2022, então já tem um certo conhecimento. Se você for prestar atenção, todo mundo se conhece.

Repórter: Como carnavalescos, qual o maior sonho de vocês que falta realizar? Seja na Barra ou não.

Marcyo: Na Barra, o nosso sonho é levar ela para a Sapucaí.

Marcos: A gente já conseguiu um dos primeiros objetivos era subir com a escola, sair da avaliação. Desde o seu nascimento, a Barra sempre foi uma escola muito forte, desde a sua fundação, desde o comecinho sempre teve uma força muito grande. Mas tipo, precisava do congraçamento, do crivo do Governo, da Prefeitura... E a gente agora tá na série bronze. E a série bronze eles falam: ‘Sejam bem-vindos’. E os nossos concorrentes... Agora é coisa séria.

Repórter: O que o público pode esperar da apresentação?

Walber Valentini: Eu acho que são várias nuances dentro da mesma apresentação, o que a gente quer. É literalmente uma peça! Eu acho que é uma comédia, um drama, é um lado envolvente, e em suma é o lado artístico da UBT Em Cena.

Marcos: Quando a gente estava procurando um título, eu não queria colocar o título do enredo, pra fazer um certo mistério também, mas eu tinha que falar a respeito do que a gente ia falar, baseado no enredo. Eu comecei a pesquisar, e comecei a ver dentro do estilo do que a gente ia apresentar, era uma coisa bem louca, bem burlesco. Por isso que o nome ficou: ‘Um enredo burlesco’. Burlesco é isso, é comédia, é variedade, é uma loucura, é alguém pendurado em algum lugar e alguém passando pegando fogo... é um inesperado e louco.

Walber: Isso é um grande impacto que a gente está pretendendo fazer, é levar não só nossa arte pra cima do palco, mas fazer com que a nossa arte gere uma identificação com que a gente quer fazer, seja da pessoa sentada aqui na primeira fileira ou lá na última. ‘ah tem uma dança’, eu gosto de dançar. ‘ah, tem uma comédia’, nossa comédia é muito engraçada. ‘ih, eu já vivenciei isso aí’... vamos tentar fazer com que essa quarta parede, não seja quebrada só a partir do momento aonde o personagem fala com a plateia. A plateia em si, se identificar com o que tá acontecendo em cena

Marcos: Exatamente. Essa identificação é algo que a gente busca dentro do próprio carnaval. Eu coloquei o pica-pau na avenida. Conversei com um senhor de idade já, e ele falou que ficou fascinado pelo pica-pau. Nossa, e achou lindo, achou maravilhoso e coisa e tal. Ai eu perguntei porque ele não desfilou e ele: ‘mas eu desfilei naquela ala. Eu pulava feito um louco e coisa e tal. No final eu levei a cabeça pra casa e botei como um troféu’. Quer dizer, as pessoas realmente se identificam. A gente já consegue isso na avenida, vamos ver se a gente consegue trazer agora um público, que digamos assim, um público do teatro dar uma olhada para a escola de samba, e ver que a escola de samba também é muito teatral. Já que está tão teatral na avenida, vamos fazer isso no palco

Repórter: Viemos de um período de pandemia, ficamos sem carnaval um ano e eu queria saber para vocês, profissionais do carnaval, como foi voltar esse ano que vocês desfilaram e se preparar para um novo carnaval agora?

Marcos: Não foi fácil. E quando chegou o carnaval, quando veio, e veio adiado, e aí aconteceu, todo mundo esperou que fosse como se nada tivesse acontecido pro povo do carnaval. E a gente estava baqueado, muita gente, amigos, perdeu família. Teve gente que entrou na avenida, com a mente em parentes que deixaram para trás. E quantas pessoas importantes de frente e de trás do carnaval, se foram durante essa pandemia? Diversas. E esse carnaval que teve, foi um carnaval que digamos assim, de não vamos nos dar por vencer. Tipo assim, estamos aqui. Um carnaval de garra, um carnaval de força, de entrar na avenida com os dentes assim rangendo e tentando mostrar que estamos aqui.

Walber: Um carnaval que estava guardado. Estava guardado debaixo da mascará.

Repórter: Pra finalizar, o elenco está preparado para abrir as cortinas e se soltar no palco?

Elenco: Sim!

 

A peça “Um Enredo Burlesco” vai estar em cartaz no dia 20 de julho, às 20h, no Teatro dos Grandes Atores, e tem aproximadamente 90 minutos de duração.

O elenco conta com Alex Ribeiro, Babu Energia, Cássia Minas, Daiane Mara, Edna Pontes, Fabio Gouveia, Luiz Medaglia, Gabi Carvalho, Rozilene Silva, Marcyo de Olliveira, Marco Aramha e Cia. War. A direção é de Marcyo de Olliveira e Walber Valentini. O texto é assinado por Marco Aramha e Marcyo. As coreografias são assinadas por Walber Valentini.