A Pituxita mostrou que mantem público fiel ao arrastar fãs para livraria em noite de autógrafos na Barra da Tijuca

 

 

A ex-paquita Pituxita, Ana Paula Almeida, lançou na noite desta terça-feira (12), na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, sua biografia “Pituxita Bonequinha – Minha Vida de Paquita”, escrita pela jornalista e escritora Luciana Castro.

O livro conta a trajetória de Ana Paula Almeida ao se tornar uma das assistentes de palcos da apresentadora Xuxa Meneghel no programa “Xou da Xuxa”, o programa infantil de maior sucesso da história da TV brasileira. Na década de 80, Ana Paula realizou seu sonho de se tornar uma das paquitas da apresentadora. Sonho esse, que era da maioria das meninas.

Foto: Divulgação/Instagram/Francisco Chagas

Durante bate-papo que antecedeu a sessão de autógrafos, Ana revelou que bastou apenas uma carta da irmã para que ela fosse a escolhida por Marlene Mattos, dentre milhões de cartas que Xuxa recebia diariamente.

“Deus colocou ela [Marlene] no meu caminho, eu venho aqui também dizer que, como mandaram várias cartas, 2.000 cartas... a minha irmã Luzia, que está ali atras, mandou uma. E a Marlene Mattos, pegou a minha única”, disse Ana Paula emocionada.

Foto: Divulgação/Instagram/Francisco Chagas

A biografia relembra essa inesquecível e atemporal experiência, e ainda traz toda emoção dos momentos vividos no antigo Teatro Fênix, ao lado de Xuxa, Marlene, paquitas e todo o elenco do programa, incluindo as turnês de shows pelo Brasil, e as gravações dos programas na Argentina.

Através de Luciana, a eterna Pituxita conta também como era o dia a dia de uma paquita, rotinas de gravações, autógrafos, família e dinheiro. Mais do que apenas uma biografia da paquita Pituxita, são páginas repletas de nostalgia da época de ouro da TV brasileira que marcou para sempre a vida de uma geração conhecida como os “baixinhos” da Xuxa.

Foto: Divulgação/Instagram/Francisco Chagas

E foram esses “baixinhos” que estiveram presentes na sessão, para prestigiar a ex-paquita. Fãs não só do Brasil estiveram na noite de autógrafos de Ana Paula, como também pessoas de fora do Brasil, o que mostra que mesmo após quase 30 anos depois da vida de paquita, ela ainda faz sucesso com a antiga garotada. Um dos fãs aproveitou um momento de perguntas abertas ao público, para recitar um poema feito pelo seu amigo, o que arrancou lágrimas de Ana Paula, que se levantou e foi abraça-lo depois dele declamar para ela.

Luciana bateu um papo com o Jornal da Barra, e contou que as duas se conheceram em 2017, que foi quando Ana Paula demonstrou sua vontade de ter seu próprio livro biográfico.

Foto: Divulgação/Instagram/Francisco Chagas

“A Ana Paula me procurou em 2017, a gente se conheceu, e ela queria, ela já tinha uma vontade muito grande de ter sua biografia escrita, e ela me perguntou bem diretamente se eu me interessava em escrever a história dela. Ali eu já disse que o tema me interessava muito, porque o tema Paquita vai além da Ana Paula ‘Pituxita’, e em duas reuniões a gente se ajustou para contrato, pra poder começar”, contou Luciana. Ela ainda revela sobre a facilidade de escrever, mesmo nunca tendo feito uma biografia antes: “Foi muito fácil, porque eu vivi isso. Eu vivi na década de 80, na década de 90, então pra mim, foi como voltar nesse tempo com essas lembranças todas, e tornar isso verdade”.

O livro “Pituxita Bonequinha – Minha Vida de Paquita” faz parte do selo editorial Chiado Books, e já está a venda nas livrarias e sites de e-commerce.