O livro "A Coragem de Lina" fala sobre o abuso sexual infantil com uma linguagem lúdica e didática e pode ser lido por todas as idades

 

 

Por: Lucas Costa

O assunto abuso sexual infantil é algo difícil de ser falado. Ainda mais quando é pra falar sobre, com uma criança. Foi justamente pensando nessa dificuldade, que a autora Tássia Hallais, escreveu o livro “A Coragem de Lina”. E a autora vai estar presente na Bienal do Livro Rio desse ano, autografando e batendo um papo com os leitores, no dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil.

Tássia falou sobre de onde surgiu a vontade de escrever um livro como esse, com um tema que ainda é tão tabu:

O livro ‘A Coragem de Lina’ nasceu do meu desejo de ajudar no diálogo entre as crianças e seus responsáveis/professores visando a proteção da infância e da adolescência. Esse é um tema complexo de se abordar, mas acredito que precisamos falar com os jovens a partir de uma linguagem adequada e acolhedora para que eles saibam reconhecer os perigos e tenham abertura com os seus responsáveis para falar sobre o assunto”, revelou a autora.

Quando questionada sobre como ela enxerga a importância da sua obra, que conversa com todas as idades, incluindo crianças, Tássia disse que gosta de pensar que o livro vai ajudar na construção de segurança para crianças em um futuro. 

Eu gosto de pensar que o meu livro é uma pequena contribuição na construção de uma sociedade mais segura para as nossas crianças. A proteção delas é um dever coletivo”, disse.

A autora se mostrou animada com a participação na feira, e revelou que esta é a primeira vez participando da edição Rio.

No Rio de Janeiro, será a minha primeira vez como autora. Em 2022, tive a oportunidade de autografar o "A Coragem de Lina" na Bienal de São Paulo. Mas, com certeza, estar na Bienal do Livro na minha cidade será uma emoção muito maior. Cresci frequentando a feira, enfrentando filas por autógrafos de escritores que admiro e até mesmo aproveitando os valores promocionais dos livros, que tendem a ser mais em conta. Sempre quis estar naquele espaço como autora e ver esse sonho se realizando agora é de um sentimento indescritível. A minha ficha ainda não caiu direito”, finalizou Tássia.

A sessão de autógrafos acontece no dia 07/09, das 10h às 12h, no estande “Escreva, Garota!”, localizado no Pavilhão Verde, Q34.

Sinopse do livro

Lina é uma menina linda e corajosa que em certo momento da vida passou a temer o escuro e teve a sua alegria parcialmente roubada. Mas havia um motivo: a culpa era do monstro. Contudo Lina não conseguia compartilhar o seu medo e as razões por trás dele para ninguém. Até que com a sabedoria da idade sua avó a chama para uma conversa profunda e libertadora. Um livro fundamental para ser lidos pelas crianças acompanhadas por um adulto sobre um assunto que é um tabu, mas que precisa ser abordado com a devida delicadeza. Lina representa tantas meninas da nossa sociedade que sofrem em silêncio e tem medo de desabafar sobre os abusos sofridos.