Alunos do Instituto Benjamin Constant se divertem em experiências inclusivas; público ainda pode se inscrever

 

 

 A estudante Tatiana Cristine, de 17 anos, teve sua primeira experiência leitora na Bienal do Livro Rio, em uma visita com colegas da escola. Com deficiência visual, ela conheceu o Chapeleiro Maluco, personagem de ‘Alice no País das Maravilhas’ passando suas mãos pelos cabelos, pelo chapéu, pela maquiagem, pelas roupas. Tatiane estuda no Instituto Benjamin Constant, que participou da visitação guiada à Bienal, um projeto de inclusão para portadores de múltiplas deficiências. Na chegada ao espaço, além de fones para acompanhar o áudio guia, uma recepção empática dos monitores, descrevendo a si mesmo, a decoração, as ativações.

"Ele é personagem do meu livro preferido. Foi bom ver e sentir a maquiagem e as roupas dele. Também estou achando muito legal encontrar livros em braile, porque são poucas as publicações especiais. Gosto de temas indígenas e acabei de achar no estande um livro muito legal, sobre Juruna. Hoje, estou só conhecendo, mas numa próxima oportunidade, quando vier com meus pais, vou comprar muitos livros. Eu gosto muito de ler", disse a estudante.

Celebrando seus 40 anos, a ‘Bienal das Narrativas’ traz a chance de o leitor vivenciar uma série de novas experiências literárias. Além de encontrar seus autores preferidos, uma das oportunidades é a de perceber que os livros podem ser consumidos além do papel, através da contação de histórias ou de audiobooks, e em outras plataformas - como cinema, séries, redes sociais, que consolidam o conceito de leituras elásticas.

 

As visitas guiadas para pessoas com deficiência trazem experiências sensoriais e atividades interativas, e acontecem diariamente até o fim do festival, sempre às 9h. O serviço de acessibilidade comunicacional é realizado por profissionais de uma empresa parceira e os interessados devem chegar 15 minutos antes da abertura do evento e dirigir-se ao balcão Visita Guiada, próximo ao Pavilhão Laranja.

Confira a programação para o feriadão

Maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, a Bienal, que este ano conta com a Shell Brasil como patrocinador Apresenta, conta uma programação intensa e para todos os públicos. Entre os destaques do feriadão, discussões para “Refundar o Brasil” neste 7 de setembro, trazendo Aílton Krenak, Eliane Brum, Miriam Leitão, Laurentino Gomes e Ynaê Lopes dos Santos; além de Carla Madeira e o escritor português Valter Hugo Mae, que vão conversar sobre “Escritas do Coração”.

Na sexta, dia 8, a programação traz Thalita Rebouças, Babi Dewett e Nina da Hora, entre outros, encerrando o dia com o novo formato de ‘Sextou com Simas’, em que o professor e escritor Luiz Antonio Simas transforma o Café Literário em um verdadeiro botequim carioca. Para as crianças, o grupo Lona na Lua mistura música e apresentações circenses em diversos horários, recriando “Dom Quixote”, com material cênico e figurino produzidos com sucata e materiais recicláveis.