Cidade das Artes recebe a exposição gratuita “Digital Provocateurs”, com vinte artistas nacionais e internacionais

Pela primeira vez, o Brasil recebe a The Wrong, uma bienal de arte descentralizada, reunindo 20 artistas de dez países diferentes, que acontece em espaços virtuais e físicos ao redor do mundo. Em cartaz às sextas, sábados e domingos, até o dia 4 de fevereiro, a exposição gratuita “Digital Provocateurs” - que tem parceria com a OM.art, TAL Projects, e o Jacaranda Art Clube -  ocupa a Cidade das Artes . Com a curadoria de Gabriela Maciel e assistência curatorial de João Vergara, a mostra tem como objetivo reunir as mais diversas expressões artísticas da geração ‘Pós-Digital’.

A The Wrong New Bienal de Arte Digital chegou com a missão de criar, promover e impulsionar a arte digital contemporânea para um público mais amplo através de um evento bienal que reúne artistas de renome e abraça os jovens talentos internacionais. Na mostra intitulada “Digital Provocateurs”, os artistas apresentam suas mais novas criações.

Entre os artistas, Oskar Metsavaht expõe seu novo trabalho, a vídeo instalação Psychedelic Synthesis. Ocupando a sala de cinema grande da Cidade das Artes, a obra inspirada em duas fotografias feitas pelo artista no deserto Vasquez Rocks, na California, será projetada em uma enorme parede de concreto de 18m x 10m. Oskar extrapola as imagens analógicas que deram origem à videoinstalação e brinca com elementos pictóricos, convidando o espectador a participar de uma jornada metafísica. “As fotografias são um exercício de introspecção e a videoinstalação, uma experiência psicodélica”, diz Oskar. Os quadros com os dois retratos também estarão expostos, em um espaço anexo.

O conceito polifônico da geração contemporânea, influenciada pelo digitalismo, é amplamente explorado pelos artistas na exposição através de obras em vídeo, fotografia 3D, samples, entre outros. As criações se relacionam no desenho curatorial e no espaço expositivo, com contrastes e conexões conceituais e estéticas, em diversas dimensões e suportes. Os artistas, ao expressarem o tempo em que vivem, ou como sinalizadores do que está por vir, usam técnicas e ferramentas contemporâneas e desenvolvimentos tecnológicos e científicos de sua sociedade como formas de expressão e comunicação.

Os participantes são: Oskar Metsavaht (Brasil), Paulo Arraiano (Portugal), Stine Deja (Dinamarca), Marc Kraus (Brasil), Oliver Pauk (Canadá), Rebenok (Russia), Maurizio Vicerè (Itália), Arno Beck (Alemanha), Julio Lucio (Espanha), Projeto Cavalo (Brasil - de Paulo Berliner e Paulo Vivacqua, Cadu, Adriano Motta), Fernando Velazquez (Uruguai), Adriano Motta (Brasil), Luiz Zanotello (Brasil), Ewa Doroszenko (Polônia) e Jacek Doroszenko (Polônia).

SERVIÇO:

The Wrong Bienal de Arte Digital - Digital Provocateurs

Cidade das Artes - Avenida das Américas, 5300 - Barra da Tijuca
De 06 de janeiro a 04 de fevereiro
De sexta a domingo
Das 14h as 22h
Entrada franca
Classificação: Livre