Fone: (21) 2042-2955 -  redacao@jornaldabarra.com.br

Pin It

Por Ive Ribeiro e Ricardo Queiroz

Uma Barra religiosa, que ajoelha, reza e tem fé. A região conhecida por sua beleza natural e cultural é também um verdadeiro lar para os católicos do Rio de Janeiro. Desde as paróquias grandiosas até as mais humildes capelas. Dos templos mais antigos até os mais recentes, que atraem os fiéis das mais diferentes faixas etárias. O JORNAL DA BARRA transcorre por um mapa das igrejas católicas da Barra da Tijuca, que contam um pouco da história desse bairro abençoado.

Paróquia Nossa Senhora Vitória

A Paróquia Nossa Senhora Vitória é composta por duas igrejas, são elas Nossa Senhora da Vitória e Santa Rosa de Lima. A primeira é localizada na rua Desembargador José Maria Ortigão, nº 55 no Condomínio Alfa Barra II. A segunda está na rua Jornalista Ricardo Marinho, 301, no condomínio Parque das Rosas. O pároco é o Monsenhor Joel Portella Amado.

Paróquia Santo Agostinho

A comunidade Agostiniana Recoleta iniciou, em 1979, seu trabalho na Barra da Tijuca com o objetivo de administrar o Colégio Santo Agostinho. A Paróquia de Santo Agostinho, localizada na rua Paulo Moreno, nº22, no condomínio Novo Leblon, integra o vicariato de Jacarepaguá da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e é administrada pela comunidade de agostinianos recoletos da Província de Santo Tomás de Vilanova. O pároco é o Frei Sebastian Olalla Del Rio.

Paróquia Santo Antônio

A Paróquia Santo Antônio é talvez uma das mais jovens da Barra. Fundada em junho de 2015, a história da igreja teve início quando moradores do Condomínio Península começaram a organizar missas mensalmente. Após alguns anos foi construída a Paróquia de Santo Antônio, localizada na Avenida das Acácias, nº 113, dentro da Península.

Igreja Católica Apostólica Cristã

A Igreja Católica Apostólica Cristã foi criada pelo empreendedor e fundador da Adhonep (Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno) no Brasil, Custódio Rangel Pires. A ICAC não possui vínculos com a Igreja Católica Romana e busca transmitir de forma prática e simples a Palavra do Reino de Deus. Ela está localizada na rua Pedra de Itaúna, nº 534.

Paróquia São Pedro do Mar

A Paróquia São Pedro do Mar fica na Rua Gilberto Freire, nº 100, no Recreio dos Bandeirantes e tem como missão “levar mais irmãos a conhecer Jesus”. A casa completou 31 anos de vida no mês de fevereiro, e tem o Padre Tiago como o líder religioso e Pároco da instituição.  Uma das datas mais felizes para os fiéis frequentadores da igreja foi no dia 19 de dezembro de 2015, quando foi inaugurada a Capela do Santíssimo, numa missa que contou com a presença do Cardeal Dom Orani Tempesta.

Paróquia Imaculada Conceição

A Paróquia Imaculada Conceição, fica na Rua Humberto Cozzo, nº 41. A trajetória dessa igreja revela também um pouco do próprio processo histórico da região. Isso porque, sua construção ainda na década de 70, fez parte de uma iniciativa chamada Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), que desejava diminuir o alto índice (33%) de analfabetos no Brasil. Por isso, Frei Constantino Mandarino decidiu fundar a Comunidade Católica do Recreio dos Bandeirantes, hoje, conhecida como a Paróquia Imaculada Conceição, que além de missas, ensinou a ler e escrever.

Capela das Aparições de Fátima

História também não falta para a Associação Tarde com Maria, localizada na Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, nº 900. A instituição, que trilhou seus primeiros passos em eventos pelas ruas da cidade, ainda em 1987, ganhou seu ponto fixo na região, e em 2011 foi inaugurada no local a Capela das Aparições de Fátima, que é a única réplica idêntica do mundo do santuário original construído em Portugal. Atualmente, o templo atrai peregrinos de todas as partes do mundo. No ano passado, nos dias 12, 13 e 14 de maio, o Recreio parou para comemorar o centenário de Nossa Senhora de Fátima no local, quando milhares de fiéis compareceram.

Comunidade Católica Shalom

Já na Rua Omar Bandeira Ramidan, nº 80, funciona a Missão Shalom, que é voltada para jovens católicos. Algumas reuniões da instituição acontecem no Shopping das Américas, dentro da Capela João Paulo II, na Avenida das Américas, 15.500. A Comunidade Católica Shalom é internacional, com atuações em diversas partes do mundo. Na região a missão atua desde 2014, com a missão de expandir a evangelização para cada vez mais lugares.

Capela Nossa Senhora Aparecida

Chamada de “a comunidade que persevera”, a Capela Nossa Senhora Aparecida funciona como uma comunidade unida e forte há 18 anos. Atualmente, ela está localizada na Rua do Sol, número 9, no Posto 12 da praia do Recreio. A comunidade foi para esse endereço em abril de 2016, já que o número de fieis aumentou consideravelmente e o antigo lar não comportava tantas pessoas. A Capela Nossa senhora Aparecida é integrada à Paróquia Imaculada Conceição.

Capela Santa Paulina

A Capela Santa Paulina fica na Rua Doze de Dezembro e foi fundada em 2001. Mas sua história começou um ano antes. A paroquiana Maria Zélia Maciel da Silva decidiu inscrever os nomes de seis famílias da comunidade local na Missão Popular, que partiria da Paróquia Imaculada Conceição. Com as primeiras visitas às famílias, sob a supervisão do então pároco, Padre Edney, e do vigário, Padre André, percebeu-se a necessidade da Igreja no local. Com o aumento de fieis, a capela foi construída em 2008, para sediar as reuniões. Atualmente, a igreja cumpre com uma “responsabilidade social”, acolhendo crianças carentes.

Paróquia Sao Francisco de Paula

A Paróquia São Francisco de Paula, localizada na Praça Euvaldo Lodi, foi fundada em 1959 e é administrada pelo pároco Frei Evelio de Jesus Muñoz. Curiosamente, na época da fundação, a maior parte dos frequentadores do local eram jornaleiros. Naquele tempo a classe era praticamente toda formada de imigrantes italianos que também trouxeram a devoção pelo santo e auxiliaram na construção da paróquia que foi inaugurada em 1969. A Capela Santa Teresinha, localizada bem perto, na Praça Desembargador Araújo Jorge, é integrada à São Francisco de Paula.