Fone: (21) 2042-2955 -  redacao@jornaldabarra.com.br

Pin It

Por: Ive Ribeiro

A Cidade das Artes abre suas portas para o Portugal 360, um dos maiores eventos sobre Portugal já realizado no Rio de Janeiro, que visa trazer para o brasileiro uma nova visão sobre o país, com atividades de cultura, gastronomia, turismo, negócios, esporte, educação e lazer. O JORNAL DA BARRA foi conferir a abertura dessa grande festa portuguesa que começou nesta quinta-feira (17/05) e que permanecerá na cidade até o próximo dia 20.

Na cerimonia de abertura, o presidente da Cidade das Artes, André Marini, disse que Portugal é uma grande inspiração para o Brasil, e aproveitou para elogiar a equipe de empreendedores portugueses que compareceram ao evento: “se a seleção de futebol de Portugal montar um time do nível dos empreendedores, sabemos que a próxima comemoração será pelo título”, disse, fazendo uma referência a Copa do Mundo que começa em junho.

A primeira-dama da cidade, Sylvia Jane Crivella, também usou o futebol para falar de como a imagem de Portugal se modernizou para os brasileiros nos últimos anos: “antes tínhamos como ícone de Portugal o ‘Seu Manoel’, que era barrigudo e bigodudo”, brincou. “Hoje, temos o exemplo do Cristiano Ronaldo, que mudou bastante a visão do jovem sobre os portugueses”, disse a primeira-dama.

Para o presidente de Turismo de Portugal, Luis Araujo, que apresentou extremo otimismo com a atual economia portuguesa, não teria um lugar melhor para comemorar os recentes resultados positivos do que o Rio de Janeiro: “os brasileiros são um dos principais entusiastas do turismo de Portugal”. O secretário de turismo do Rio de janeiro, Nilo Sérgio Felix, seguiu a linha de Araujo: “Portugal tem, aproximadamente, 80 mil brasileiros morando por lá. Isso mostra a força da economia de Portugal”, disse.

O próximo passo é repetir o evento, só que em Portugal. Essa é a ideia do presidente da Riotur, Marcelo Alves: “temos que fazer esse evento em Portugal”, disse ele, que completou ressaltando a importância da força do marketing, usando o país lusitano como inspiração: “o Rio de Janeiro é a cidade mais desejada do Brasil e uma das mais desejadas do mundo. Precisamos nos inspirar em Portugal para colocar o Rio na vitrine. Portugal faz isso muito bem com o marketing”, disse, Marcelo, que salientou a importância de melhorar os números de portugueses no Brasil.

No final, o consul portugûes, Jaime Leitão, agradeceu a oportunidade de poder divulgar a cultura portuguesa num evento de grande porte. Por conta disso, ele doou para a Cidades das Artes a escultura criada pelo artista plástico lusitano Bordalo II, feita de materiais recicláveis.

Programação do evento:

No dia 18, o destaque vai para a palestra: A importância do MICE (Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições) no combate à sazonalidade, que fala sobre os pontos que distinguem Portugal para a realização de eventos. A moderadora será Ana Catarina Portugal, e os palestrantes serão: Michael Nagy, da Rio Convention e Visitors Bureau; Fabio Brunoro, da Case Imagine/Events by tlc e Wilson Ferreira, da ETNA, que terá início às 11h. O dia também terá espaço para a comédia, com um espetáculo de improviso, que contará com: Os Barbichas, Cláudio Torres Gonzaga e Gonçalo Sitima.

No dia 19, o evento vai concentrar suas atenções no turismo LGBT e toda a diversidade que o negócio oferece, e contará com as presenças dos palestrantes: Clovis Casemiro, Coordenador de Turismo LGBTQ Brasil na IGLTA: International Gay and Lesbian e Alex Bernardes, da Revista ViaG. O humor ficará por conta de Eduardo Madeira e Rey Biancchi, que farão uma apresentação de stand up, às 17:30. Às 21h, o Festival do Fado chega à Cidade das Artes, com a apresentação da artista Raquel Tavares. O evento é pago.

No dia 20, ainda no Festival do Fado, a artista Ana Moura entra em cena, às 19h. Um pouco mais cedo, às 18h, o destaque fica por conta do debate show com Hugo de Sousa e Cláudio Torres Gonzaga. E pela manhã, às 11h e à tarde, às 15h e 30, o consul português Jaime Leitão fará uma palestra.

Durantes todos os dias de Portugal 360, a Cidade das Artes também contará com work shops e stands que oferecem as melhores opções da tradicional culinária portuguesa.