Cores leves e vibrantes são ideais para transformar a aparência da casa

Já é tradição: na virada de um ano para o outro, são realizados alguns estudos de comportamento que nos presenteiam com as principais tendências do ano que está chegando! A cor do ano de 2022, de acordo com a Pantone, é a Very Peri. Para chegar a este tom violeta, a empresa uniu um azul vívido a uma base vermelha. E a escolha não foi por acaso. “O vermelho como base tem uma atitude dinâmica que incita emoções fortes, como alegria e espiritualidade. Já o azul que vem por cima traz a coragem e a expressão da criatividade. Em meio a tantas emoções, estamos chegando a um novo cenário, em que uma das nossas principais ferramentas serão a coragem de arriscar, a mudança de patamar e a criatividade para buscar novas soluções para o futuro”, explicou a marca ao anunciar a escolha.

Início de ano também deixa muita gente animada para dar uma repaginada no visual da casa. Para quem quer inserir a nova cor na decoração, mas tem medo de errar, a decoradora Marcelle Braga dá algumas dicas: “Esse violeta meio azulado, ou o ‘roxo não roxo’, como a Pantone classificou, combina bem com amarelo, cinza e branco. Quem acha o tom ousado, pode começar com pequenos detalhes. Existem muitas flores com tons de azul e violeta que podem adicionar charme e sofisticação ao ambiente”, ensina Marcelle, que também é especialista em flores.

Confira abaixo as cinco dicas de decoração com a nova cor:

1. Aposte nas flores - Íris azul, lavanda, hortênsia azul, violeta e agapanto são algumas opções que podem dar um toque especial à sua casa. Íris azul é perfeita para jardins e canteiros. Um vasinho de lavanda no banheiro enfeita e perfuma o ambiente. Já as hortênsias, violetas e agapantos podem ser usados em pequenos vasos pela sala ou quarto. Se quiser saber mais sobre arranjos, Marcelle Braga oferece um curso online simples e fácil para quem quer aprender tudo sobre flores, do zero. Disponível na plataforma Hotmart, com o título Sonho Simples, tem um valor super acessível!

2. Não quer ter trabalho para cuidar de flores, que tal investir em quadros de flores? Ou simplesmente em quadros que tenham a cor da moda. Vale apostar em figuras geométricas ou aqueles com frases ou palavras. A WestWing está com quadros lindos, com as cores de 2022.

3. Se quiser arriscar mais, que tal trocar toalhas, cortinas, manta para o sofá ou capas de almofadas. No sofá, vale combinar com outras cores como amarelo ou cinza. Ainda passeando pelo site da WestWing, você irá achar capas de almofadas e toalhas nos tons da temporada.

4. Invista em detalhes e itens de decoração como vasos (não necessariamente para colocar flores) que vão deixar sua mesa ou rack ainda mais elegante.

5. Ainda não se sente segura para mudar a decoração? Faça um teste em um pequeno evento familiar, usando as cores na mesa e serviço. Uma boa opção é explorar sousplats e velas no tom da moda.