Esforços de conscientização e proteção animal se tornam cada vez mais importantes

 

 

Um ato chocante de crueldade animal recentemente provocou indignação nas redes sociais, quando um morador da Zona Oeste abandonou um cachorro da raça Pitbull em uma caçamba de entulhos. O animal foi encontrado dentro de um saco plástico, com as patas amarradas por fios, exibindo marcas de agressão, desidratação e desnutrição.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), casos como esse são alarmantemente frequentes no estado do Rio de Janeiro, onde a cada dois dias, um animal é vítima de maus-tratos. Os principais afetados são os animais de estimação, incluindo cachorros, gatos e aves, sendo que quase 70% dos agressores são os próprios tutores.

Apesar da existência da lei n° 9.605/2020, que estipula penas de dois a cinco anos de reclusão, multas e proibição de guarda para quem agride cães e gatos, os casos de agressão continuam ocorrendo de forma alarmante. A bióloga Barési Freitas Delabary ressalta que uma combinação de fatores socioeconômicos e educacionais contribui para a perpetuação desses atos de violência contra os animais, destacando a urgência de uma abordagem educacional ampla e contínua na sociedade para mudar essa realidade.

Diante desse cenário, torna-se evidente a necessidade de promover iniciativas que visem conscientizar sobre a proteção animal. É fundamental que as escolas incorporem o tema em seus currículos, além de realizar eventos, palestras e workshops para discutir o assunto. Da mesma forma, organizações sociais e o poder público devem envolver os cidadãos em campanhas de sensibilização e atividades práticas, como voluntariado em instituições de preservação ambiental e denúncia de maus-tratos.

Amanda Nogueira, ativista da causa animal. (Foto: Reprodução)

Outra frente crucial é o papel dos meios de comunicação, os quais devem assumir a responsabilidade de abordar regularmente questões relacionadas à proteção animal. Nos últimos três anos, Amanda Nogueira, ativista da causa animal, à frente da página “Meu Mundo Animal”, tem se destacado por transmitir a importância da conscientização sobre a proteção dos animais em diversas plataformas, como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube. Por meio de conteúdo educativo e envolvente, a página destaca a importância de proteger os animais em diferentes contextos e promove a adoção responsável.

Ao destacar a relação próxima entre seres humanos e animais domésticos, a página busca sensibilizar as pessoas a se engajarem em práticas sustentáveis e iniciativas de conservação, promovendo uma conexão mais profunda e saudável com os animais de estimação.