Aposta é em inovação sustentável com reutilização de água e armazenamento de energia solar

Com previsão para maio de 2020, a Multiplan lança no Rio de Janeiro um projeto que tem tudo para ser inovador. O ParkJacarepaguá, 20º shopping center da companhia, está sendo construído numa região com 620 mil habitantes e carente de empreendimentos deste porte e padrão. Seguindo um conceito inédito, o ParkJacarepaguá trará uma nova experiência de consumo e de entretenimento, além de nascer totalmente integrado à natureza. Alguns dos destaques são um Green Park, um deck com vista para o Parque Nacional da Tijuca, uma pista de patinação no gelo permanente, seis salas de cinema, Hot Zone, supermercado, Centro de Eventos, Boulevard Gourmet e um mix completo de lojas. Localizado na Estrada de Jacarepaguá, 6069, o novo shopping também vai gerar 12 mil empregos diretos e indiretos e trazer ainda mais desenvolvimento para a região. 

O ParkJacarepaguá está sendo construído com o mesmo conceito e tecnologia já utilizados pela companhia no ParkShopping Canoas, no Rio Grande do Sul, reconhecido internacionalmente como o melhor projeto de shopping da América Latina. Serão aproximadamente 38 mil m² de área bruta locável e 102 mil m² de área construída e atenderá uma população que anseia por serviços, comércio e lazer de alto padrão. 

Entre as 249 lojas previstas, estão 11 âncoras e megalojas, um supermercado, um centro de eventos
multiúso com 1.900 m² e capacidade para receber até 800 pessoas, seis salas de cinema stadium, parque indoor de diversões de 1.000 m², a HotZone, oito restaurantes, além de ampla praça de alimentação com 29 operações e cerca de 2.000 vagas de estacionamento, sendo 600 cobertas. O ParkJacarepaguá será o primeiro shopping da Multiplan, no Rio de Janeiro, a ter uma pista de patinação no gelo permanente, de padrão internacional, com 480 m². 

O Boulevard Gourmet será uma área diversificada de gastronomia, com oito restaurantes distribuídos em áreas internas e ao ar livre, reproduzindo o clima de rua. O cliente poderá escolher entre comer num ambiente climatizado ou com vista para o parque.

Na área externa, o empreendimento terá uma área verde de 6.000 m², iluminada e integrada ao mall, o Green Park: um espaço confortável e seguro, que permitirá o contato direto com a natureza. O parque terá um amplo gramado, parque infantil e pergolados com sombra para relaxamento, além de mobiliário próprio. No 3º piso, haverá um deck com área de 3.200 m², com bares e restaurante com vista para o verde. 

O shopping está sendo construído em um terreno de 95 mil m² e contará com arquitetura única e inovadora. Os ambientes foram projetados a partir das mais modernas tecnologias sustentáveis, buscando eficiência condominial através da redução dos custos operacionais e de manutenção. 

O empreendimento contará com sistema de reúso das águas pluviais e de tratamento de efluentes, sensores de descarga dos vasos, torneiras automáticas com o objetivo de melhor uso dos recursos hídricos, ar condicionado de alta eficiência energética e previsão de instalação de painéis de energia solar. Todas essas características já qualificam o ParkJacarepaguá para receber a pré-certificação do selo LEED, que reconhece o alto padrão de sustentabilidade do empreendimento.

A Barra da Tijuca, junto com Campo Grande, Recreio e Jacarepaguá forma a região com o maior potencial de consumo do país, com um poder de compra de R$ 12 bilhões/ano. A expansão imobiliária na região começou no final da década de 70, iniciando pela Barra e seguindo em direção ao Recreio e Campo Grande e mais recentemente para Jacarepaguá. 

Há quatro décadas a empresa já começava a modernizar a região, começando pela Barra.

A Multiplan foi pioneira nesse desenvolvimento. Com a inauguração do BarraShopping em 1981, iniciou a criação de uma rede de shoppings centers e empreendimentos imobiliários que mudaram a vida dos moradores da região. Com o NewYorkCityCenter e o VillageMall, formou-se o maior complexo multiúso da América Latina. Ainda na Zona Oeste, em Campo Grande, a empresa construiu o ParkShoppingCampoGrande, um moderno empreendimento que vem valorizando a região e trazendo para seus moradores restaurantes, lojas e entretenimento que não estavam disponíveis. 

Agora, o ParkJacarepaguá trará para o bairro um centro comercial à altura da sua grandeza. Apesar de seu tamanho e importância, Jacarepaguá hoje não possui uma grande infraestrutura de shoppings. São apenas 0,06m² de área bruta locável de shoppings por habitante, um número bem inferior à vizinha Barra da Tijuca. Com a inauguração do ParkJacarepaguá, os 620 mil moradores da região terão à disposição um shopping no padrão Multiplan dentro de seu bairro, além de receberem diversas melhorias do entorno, , tais como a reurbanização da Praça Julio Sass, a duplicação de parte da Estrada do Engenho D`Água , a ordenação de entroncamentos na Estrada de Jacarepaguá, na Rua Ituverava, na Avenida Tenente Coronel Muniz Aragão e na Estrada do Engenho D`Água, obras estas que melhorarão bastante a urbanização e a mobilidade da região. A implantação destas obras e melhorias no entorno depende da aprovação de projeto específico que se encontra em análise nos órgãos competentes.