No Brasil, existem aproximadamente trezentos mil contadores, e somente no estado de São Paulo, são cerca de 76 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Contabilidade

Nos últimos anos, o setor contábil foi fortemente revolucionado pela tecnologia e pela adoção de novos formatos de trabalho. No Brasil, existem aproximadamente trezentos mil contadores, e somente no estado de São Paulo, são cerca de 76 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Contabilidade. A contabilidade é a quarta profissão que mais oferece oportunidade de trabalho no mundo.

Nesta terça-feira, 22 de setembro, comemora-se o Dia do Contador, uma forma de reconhecer a importância dos profissionais contábeis para saúde financeira das companhias. Dados recentes divulgados pelo DataSebrae mostram que o Brasil tem quase 20 milhões de empresas ativas - e o que seria destas sem os contadores?

O avanço da tecnologia possibilitou a ruptura de algumas barreiras e a reformulação dos modelos de negócio, estrutura, e ambientes de trabalho. Batizada de Contabilidade 4.0, a nova dinâmica de trabalho deste setor é marcada pela inovação digital.
Ferramentas como o Accountfy, impulsionam ainda mais a rotina do profissional da área. A plataforma SaaS automatiza as demonstrações financeiras e otimiza a análise de resultados.

Toda esta tecnologia gera dados confiáveis e garante mais tempo para que os contadores possam desenvolver um papel consultivo e orientar melhor seus clientes nas tomadas de decisões. Marcelo Ferraz, Diretor Comercial do Accountfy, defende que as empresas utilizem as informações contábeis para construção das informações gerenciais e assim consigam montar um modelo de gestão que olhe o todo e não somente o caixa. 

“O Accountfy é uma plataforma que tem uma aderência forte em profissionais de contabilidade de empresas, os chamados ‘contadores de carreira’. Quando olhamos para o mercado de contabilidade de escritórios, vemos uma grande possibilidade de levar uma ferramenta para que eles entreguem ainda mais valor para seus clientes e tirem um pouco a percepção de que o contador faz somente as obrigações acessórias. Queremos dar a oportunidade para que o contador utilize o Accountfy e esteja mais próximo do estratégico de seus clientes”, afirma Ferraz. 

O Fórum 3C, projeto de educação continuada e corporativa que reúne empresas que buscam ampliar seus conhecimentos nas áreas de Compliance, Contabilidade e Controladoria, se preparou para essa nova realidade. Com o intuito de fomentar o mercado contábil e promover troca de experiências entre profissionais da área, os membros tem produzido lives no Youtube, enquanto atendem sua clientela com qualidade em seus escritórios montados em casa ou ainda no formato presencial. O trabalho dobrou, assim como o preparo deles para atender às demandas das empresas. 

“Temos tido muitos desafios. Somos os detentores da informação privilegiada, do dinamismo dos negócios, da sabedoria tributária e de todos os demais assuntos correlatos que são necessários à gestão, ao processo de melhoria contínua. O exercício de nossa função foi, é, e continuará sendo indispensável ao Brasil e ao Mundo”, conclui Sérvulo Mendonça, contador e presidente do Fórum.