Redação

Tomate, couve, coentro, feijão, abobrinha, milho, fava, amendoim… Não, não é uma feira livre do Rio, mas sim a horta comunitária da Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador. O espaço de 50 metros quadrados, cuja produção poderá atender até 100 famílias, foi inaugurado nesta segunda-feira (13/09) com a presença do secretário Guilherme Schleder.

Livre de agrotóxicos, a ideia é que hortaliças, legumes e grãos extraídos no local sejam consumidos por alunos, estudantes da Escola Municipal Nelson Prudêncio e moradores das comunidades próximas, como Boogie Woogie, Morro do Dendê, Praia da Rosa, Barbante, Bancários e INPS. A área levou cinco meses sendo preparada até ficar pronta para o plantio.

– É uma iniciativa maravilhosa, não tenho dúvida. Na verdade, ela tem dois propósitos: o de oferecer o alimento às comunidades mais carentes que estão nas redondezas e a própria questão ambiental, pois a partir do momento que se investe nesse tipo de plantio mais saudável, também estamos preservando a terra utilizada para esse fim – avalia o secretário.

 

Secretário Guilherme Schleder: “É uma iniciativa maravilhosa” – Divulgação/Prefeitura

 

Segundo o coordenador da Vila, Marcelo Barros, o preparo da horta foi um trabalho voluntário, que incluiu limpeza, adubagem e fertilização.

– O legal disso é que não é só uma questão alimentar. Professores da Escola Nelson Prudêncio já falaram que vão dar aulas práticas aqui. Tem muita criança, por exemplo, que nunca viu um milharal. Isso é muito bacana –  comemora.

Atualmente, a Vila Nilton Santos oferece 18 atividades, inclusive para pessoas com deficiência, nos horários de 7h às 9h30m e das 15h30m às 20h. São mil alunos praticando alongamento, caminhada, dança, ginástica localizada e funcional, hidroginástica, fitdance, atletismo, basquete, futsal, natação, vôlei, jiu-jítsu, judô, kickboxing, luta olímpica, muay thai e taekwondo.

A vila está localizada na Rua Jequiá, s/nº, Ilha do Governador.

 

Área levou cinco meses sendo preparada – Divulgação/Prefeitura