Durante o evento, serão apresentados dados recentes recolhidos na execução do “Escuta Zona Oeste - Edição Jacarepaguá”

A Cidade das Artes recebe neste domingo, dia 17, a partir das 14h, o Polo de Economia Criativa da Zona Oeste, que realiza o I Festival Além da Zona Oeste (Falem da Zona Oeste). Em formato de roda de conversa, o Polo convida representantes de instituições culturais públicas, privadas e sociedade civil para, a partir do diálogo, ajudar a buscar soluções para a cidade e, em especial, à Zona Oeste.

O Falem da Zona Oeste é também celebração. O Festival comemora os três anos de atividade do Polo Criativo da Zona Oeste na luta pela cidadania cultural na maior região da cidade.

Durante o evento, serão apresentados dados recentes recolhidos na execução do “Escuta Zona Oeste - Edição Jacarepaguá”. Um processo de escuta territorial realizado em julho deste ano, no Espaço Cultural Escola Sesc. A ação contou com a participação de 55 agentes culturais de Jacarepaguá e pesquisadores culturais dos setores privado, público e sociedade civil e foi norteado por diversos desafios globais. Como pontos de partida para reflexões, produziu uma série de informações e dados sobre cidadania, criação, realização, mobilidade, direitos e hábitos culturais na Zona Oeste.

Além do caráter comemorativo, o Falem da Zona Oeste também contará com o apoio do Observatório de Favelas que, na ocasião, lança a pesquisa dos projetos “Oeste Carioca 2” e “Culturas de Periferia 2”, apresentando dados sobre Economia Criativa e práticas culturais na Zona Oeste.