Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) mostra dados sobre a economia da recém denominada Zona Sudoeste
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) apontou que 420,6 mil trabalhadores formais da cidade do Rio de Janeiro estão localizados na Zona Sudoeste, o que representa 18,7% dos empregos registrados na cidade. Essa afirmação implica também na faixa salarial acumulada que soma 22,1 bilhões de reais por ano, já sendo descontada a inflação.
A Zona Sudoeste possui 31,9 mil estabelecimentos registrados, o que corresponde a 22,7% das empresas cariocas. Dentro desse número de estabelecimentos e empregos, 66,4% das empresas e 67,9% dos trabalhadores estão na área de serviço e 26,1% das empresas e 19,5% dos empregos no setor de comércio.
“Essa é uma região que concentra muitos moradores, mas também de micro a grandes empresas e milhares de trabalhadores. A nova Zona Sudoeste já nasce como área fundamental para a economia da cidade do Rio”, afirma Oscar Lima, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, a respeito do potencial econômico da Zona Sudoeste.
Em relação aos bairros que compõem a recém delimitada Zona Sudoeste, cinco deles correspondem a mais de 80% de todas as empresas e trabalhadores da região. A Barra da tijuca com 50,4% dos estabelecimentos e 59,3% dos trabalhadores, Recreio dos Bandeirantes (12,5% das empresas e 5,5% dos empregos), Freguesia e Taquara com índices iguais de 7,3% das empresas e 6,2% dos trabalhadores e por último Jacarepaguá com 4,6% dos estabelecimentos e 6,1% dos empregos.
O estudo realizado pela SMDE baseia as informações em dados registrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2023.
A Zona Sudoeste foi criado no dia 8 de setembro deste ano, estabelecendo um novo perímetro de divisão territorial que abrange os seguintes bairros: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Valqueire.