Cursos serão ministrados com o mesmo corpo docente, os mesmos materiais didáticos e a mesma abordagem comunicativa dos cursos presenciais

Por conta da emergência epidemiológica que o Brasil e grande parte do planeta vivem neste momento, o Instituto Italiano de Cultura do Rio, órgão oficial do Governo Italiano, que tem como objetivo difundir a cultura e a língua italiana no Brasil oferecerá, a partir do dia 30 de março, todos os cursos de italiano na modalidade on line.   Os cursos serão ministrados com o mesmo corpo docente, os mesmos materiais didáticos e a mesma abordagem comunicativa dos cursos presenciais.  O aluno poderá interagir e conversar com seu professor e seus colegas, ter atividades voltadas às habilidades escritas e orais, ter seus exercícios e redações corrigidos pelo professor, propor à turma assuntos de maior interesse, entre outras vantagens dos cursos presenciais.   No final do curso o aluno recebe um atestado de frequência com indicação do nível alcançado, que terá a mesma validade do emitido em conclusão dos nossos cursos presenciais.

Julgamos muito importante, neste momento, renovar nosso comprometimento com nossa missão e garantir a continuidade de nossas atividades de ensino e promoção da língua e da cultura da Itália,  um país posto à dura prova pelo novo Coronavírus”, diz a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio, Livia Raponi.  “Decidimos não interromper nossa atividade didática no primeiro semestre, e pelo contrário, vamos potencializar ainda mais sua oferta formativa”, complementa.

O corpo docente do IIC  recebeu treinamento no uso da plataforma Zoom, através da qual as aulas serão ministradas. O IIC tomou todas as ações para garantir os padrões de qualidade dos cursos através de um instrumento tecnologicamente avançado, eficiente e simples de se utilizar.

Outra boa novidade é que todos os alunos que abraçarão a modalidade online terão acesso gratuito aos recursos pedagógicos da ICON (Italian Culture On Net),  uma plataforma criada por um consorcio de renomadas universidades italianas, onde é oferecido:  cerca de 400 módulos didáticos realizados por docentes acadêmicos sobre as principais áreas de estudo da cultura italiana (Literatura, História da Arte, Filosofia, Linguistica, Artes Performativas, História, Geografia, Sociologia, etc.); materiais multimídia para treinar o próprio italiano de forma divertida (vídeo, áudio, imagens), fichas de aprofundamento sobre gramáticas e contexto de uso da língua, mais de 1000 atividades com correção automática, focadas na fala e na escrita, entre outros ricos conteúdos.

O material didático de quem ainda não adquiriu pode ser obtido em  versão digital do livro ou em casa, através de entrega por motoboy.

Os interessados devem enviar email para:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (colocando em cópia Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

A equipe do instituto trabalha intensamente para que seus alunos e amantes da cultura italiana continuem unidos neste momento desafiador.