Estar pronto para fazer um exame como o Enem requer dedicação

Estar pronto para fazer um exame como o Enem requer dedicação. Pensando em formas de auxiliar os estudantes nesse momento tão importante, o IBMR, realiza, no dia 9 de janeiro, de forma totalmente online e gratuita, o Super Aulão preparatório para as provas dos dias 17 e 24 de janeiro, com profissionais renomados na área de educação. Mas antes desta ação de revisão, o Centro Universitário separou algumas dicas para os candidatos.

O quê fazer para evitar o famoso “deu branco!”?

A ansiedade e o nervosismo podem resultar no esquecimento de informações e dos conteúdos memorizados. O “branco” é a incapacidade de recuperarmos, temporariamente, informações memorizadas. Mesmo durante o desespero ao tentar lembrar os conteúdos na hora da prova é possível praticar exercícios de autocontrole, como respirar fundo. Inspirar e expirar devagar para se acalmar, lembrando que o conteúdo estudado não foi esquecido e está guardado em alguma região do cérebro, temporariamente inacessível. O branco pode acontecer, mas é possível traçar uma estratégia para evitá-lo. Nos dias que antecedem a prova, é importante que o candidato durma bem. Dormir, além do descanso, contribui também para a fixação dos conteúdos compreendidos. Outra dica é fazer exercícios ou atividades que descarregam as energias, preocupações e ajudem a controlar a ansiedade.

Dicas de alimentação

Como já é sabido, os alimentos pesados podem prejudicar o candidato na hora da prova ou, em contrapartida, a boa alimentação, rica em ingredientes de alto valor energético, pode ajudar a deixar os candidatos mais atentos e dispostos. Maçã, barras de cereais, algumas guloseimas, como o chocolate amargo, são itens mais consumidos pelos candidatos durante a aplicação das provas. O ideal é jamais fazer a prova de estômago vazio, mas também atentar para não exagerar no consumo, sob o risco de ocorrerem episódios de mal-estar na hora da prova. Outra aliada é a hidratação. A água é uma excelente aliada para se manter em alerta, evitar a pressão baixa, o suor frio e outras intercorrências. Beber água é sempre a melhor forma de não se desidratar.

Como se sair bem na redação

Antes de tudo, lembre-se dos tipos de redação existentes e leia bem o enunciado. O próximo passo pode ser mais complicado, que é o de se preparar para possíveis temas. Não se trata de adivinhação, mas de observação. Acompanhe noticiários, navegue na internet em busca de assuntos relevantes ou mais comentados. Veja os temas propostos nos anos anteriores, temas polêmicos e também questões que possam interessar grupos específicos. É importante também se exercitar. O candidato pode - e deve - fazer exercícios de redação e, se escrever não é o forte do estudante, separar o texto em partes pode ser uma boa solução. Uma redação tem três partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Treine uma parte por vez, até sentir-se seguro. Se for possível, entregue os conteúdos para alguém ler e fazer apontamentos. Outro ponto importante é o tempo. Depois de exercitar a escrita é hora de ligar o cronômetro e treinar a capacidade do candidato de lidar com a pressão de ter um tempo específico para desenvolver a atividade. Depois dessa fase é hora de investir em simulados. Assim o estudante pode avaliar também o momento certo para iniciar a redação, uma vez que este é um ponto pessoal.