Com o sonho de trabalhar com a Engenharia de Concepção, aplicando conhecimento técnico para criar impacto social e inovação, a estudante Carolina Moczydlower, de 18 anos, tem se dedicado bastante aos estudos. E já vem colhendo os frutos. Em março, começou a cursar Engenharia Mecânica em uma das duas melhores universidades do Brasil: a Unicamp. Além dessa, a universitária havia sido aprovada para a UFRJ e para a Purdue University, em Indiana, nos EUA.

De acordo com o ranking da britânica QS World University, que leva em consideração aspectos como reputação entre empregadores, proporção entre estudantes e professores, e número de docentes com doutorado, a Unicamp é a sétima melhor da América Latina (no Brasil, está atrás apenas da USP). E Carolina sabe o quanto se esforçou para conquistar a tão cobiçada vaga:

- Foi uma grande felicidade, principalmente por ter atingido os objetivos que eu havia demarcado lá no começo do Ensino Médio. Depois de todas as horas de estudo, estresses e desafios, é gratificante ter os resultados que eu queria, tanto nos exames brasileiros quanto no processo holístico americano - conta a universitária.

Atualmente, Carolina já concilia os estudos com o trabalho como trainee na empresa júnior de Engenharia Mecânica da Unicamp, a Motriz. E está tirando de letra a adaptação à nova rotina.

- O salto da escola para a faculdade é grande, ainda mais morando sozinha pela primeira vez em outro estado. Mas estou conseguindo acompanhar bem as mudanças com calma e ajuda dos amigos. Com certeza está sendo uma experiência bem positiva!

Gratidão ao Franco

Para chegar à tão conceituada Unicamp, Carolina teve como parceiro, durante cinco anos, o Colégio Franco-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Foi lá onde a futura engenheira estudou do 6º ao 8º ano e do 2º ao 3º ano do Ensino Médio. Entre esses dois períodos como aluna do Franco, Carol morou dois anos em São José dos Campos.

A vivência no Franco tem uma grande importância na trajetória da estudante, cujo pai, a irmã e um tio também estudaram no colégio.

- Acredito que os professores foram essenciais para me desenvolver tanto como aluna quanto como cidadã; criei fortes vínculos com eles. Tenho um carinho muito especial pelo professor de História João Duarte e pelo de Física Elizeu Faleiro, que me ajudaram no processo de aplicação para o exterior, sempre me mantendo motivada e ajudando em tudo que foi preciso.

Entre as muitas ótimas recordações que guarda da época de aluna do Franco, Carolina se recorda com detalhes do Dia da Francofonia, um dos muitos eventos promovidos pela escola:

- Tínhamos as apresentações musicais dos alunos e barracas com macarons (doces típicos da França) deliciosos.

Além da qualidade do ensino, a escolha de Carol pela Unicamp também se deu por outros motivos:

- A Unicamp abre inúmeras oportunidades para a minha área durante a graduação e, além disso, não chega a ser tão longe do Rio. Então, sempre dá para fazer visitas e matar as saudades.