Uma das maiores referências da língua portuguesa e imortalizado pela Academia Brasileira de Letras desde 2000, o professor Evanildo Bechara protagonizou um bate-papo pra lá de especial na manhã de quarta-feira, dia 15. No auditório do Colégio Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, o gramático, de 94 anos, contou curiosidades sobre o idioma nacional e sobre seus mais de 70 anos como docente.

Na plateia, dois bisnetos do convidado especial: Thiago e Helena, alunos, respectivamente, do 8º e 6º ano do Franco, e a neta Clarice. Orgulho define o sentimento dos familiares.

- Estou muito feliz por dividir um pouco da minha experiência com vocês. A minha gramática é um resultado do que foi escrito antes de mim. E a língua portuguesa foi a chave que me abriu o futuro - contou Bechara, que ressaltou, entre outros pontos, a importância da leitura e de se aperfeiçoar em outros idiomas.

Diretor pedagógico do Franco, Helcio Alvim não apenas recebeu e apresentou o ilustre convidado à atenta plateia, como exaltou a visita de Bechara:

- Poucos intelectuais brasileiros encarnam tão bem nossos ideais quanto o Acadêmico Evanildo Bechara. Sua defesa pela liberdade que nasce do conhecimento, que permite às pessoas escolher a forma de construir seu discurso, adequando-o a quem o recebe, e que só é possível quando se tem o repertório adequado, do erudito ao coloquial, coincide inteiramente com aquilo em que cremos, e pelo que trabalhamos todos os dias. Daí por que ficamos tão honrados e felizes com sua vinda!

Órfão de pai, Bechara, dos 11 para os 12 anos, trocou sua cidade natal, Recife, pelo Rio de Janeiro, com o objetivo de completar sua educação na casa de um tio-avô.

Inicialmente, ainda na adolescência, a ideia inicial do gramático era se tornar professor de Matemática. Mas, aos 15 anos, conheceu o professor Manuel Said Ali, um dos maiores estudiosos da língua portuguesa, e uma grande inspiração para o caminho que o então estudante iria trilhar.

Importância da leitura

A gratidão a Said Ali também foi expressa na conversa do imortal com os alunos do Franco.

Com muito bom humor, Bechara tirou dúvidas da plateia e deu alguns conselhos. Entre eles:

- A leitura é um grande corredor que nos permite viver e aprender mais. E estudar, além da língua materna, idiomas como o francês, espanhol e inglês é, igualmente, muito importante.