Aos 12 anos de idade (completa 13 em outubro), o estudante Lucas Tavares segue firme e forte rumo ao sonho de cursar Engenharia. Aluno bolsista do sétimo ano do CEL Intercultural School e apaixonado por tecnologia em geral, o filho caçula do analista de sistemas Jerônimo e da dona de casa Ana acaba de se tornar semifinalista do Prêmio Sócios-Mirins AEITA 2022. No início de agosto, sai a lista dos finalistas do projeto.

Organizado pela Associação dos Engenheiros do ITA a jovens dos 7 aos 14 anos, o prêmio concederá 10 títulos de sócios-mirins em 2022 a jovens talentos brasileiros que tenham paixão por Ciência ou Tecnologia. Os estudantes premiados ganharão uma viagem para conhecer o pólo aeroespacial brasileiro, em São José dos Campos/SP, em outubro deste ano.


– Estou muito feliz com o meu resultado, pois, dentre 1200 candidatos do Brasil inteiro, fui um dos 30 escolhidos pelo AEITA. Isso me traz uma alegria imensa! – celebrou o estudante, que tem colecionado conquistas.

Apenas neste ano, Lucas também faturou a medalha de ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), além de conquistar o segundo lugar na Olimpíada Canguru de Matemática e na CELMAT e o sétimo lugar no RoboChallenge Brasil.

Seu Jerônimo está radiante com mais um feito do filho:

– Ainda estamos absorvendo e pulando de alegria! Ele chegar a este ponto da seleção é um prêmio, pois a quantidade de inscritos era grande e reuniu candidatos de todo o país. Sem a estrutura, profissionais dedicados e competentes e de uma escola como o CEL Intercultural School, o Lucas talvez não atingisse tais conquistas.

Único representante do Rio de Janeiro

Dos 30 semifinalistas, que representam 13 estados e 29 cidades do país, o estudante do CEL Intercultural School é o único do Rio de Janeiro no prêmio promovido pelo ITA.

– É motivo de imenso orgulho para nós não só acompanhar, mas estar ao lado do Lucas em mais uma conquista. Feitos como esse nos dão a certeza de que o trabalho está sendo muito bem feito – destaca May Chagas, Diretora Pedagógica do CEL Intercultural School.

No Colégio, um dos sentimentos é de gratidão por acompanhar as conquistas do filho de seu Jerônimo e dona Ana:

- O Lucas é uma criança extraordinária, que vem colecionando conquistas ao longo da sua vida acadêmica. Ele é um ótimo exemplo de que quando a família e a escola caminham juntas, o resultado é incrível! Mais do que um aluno brilhante, Lucas é um ser humano íntegro, humilde e extremamente gentil. Nós, do CEL, morremos de orgulho dele e somos muito gratos por acompanhar e contribuir, diariamente, para seu crescimento pessoal e acadêmico - parabenizou Adriana Litaiff, Coordenadora Geral dos Anos Finais do Ensino Fundamental do CEL Intercultural School.

Aluno desde 2019, Lucas é muito grato ao Colégio:

– Agradeço muito o apoio e o incentivo de toda a equipe CEL, em especial à professora e Coordenadora da minha unidade, Norte Shopping, Paula Sant'Anna.

Assim como vem enfileirando conquistas, Lucas tem mostrado uma série de virtudes, dentro e fora da sala de aula:

– Lucas é um aluno excepcional. Compromissado com os estudos acadêmicos, com os trabalhos propostos individuais e por equipe. Um aluno que vivencia os valores da escola com todos. Liderança, responsabilidade, integridade, empatia e compromisso são valores e características marcantes deste aluno – elogia Paula, Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na unidade Norte Shopping.

Sobre o prêmio do ITA, Lucas foi um dos 15 selecionados em sua faixa etária. Na final, serão 5 premiados por faixa etária.

E o aluno do CEL Intercultural School segue na busca por mais uma façanha.