Ver o nome de Joice Otero Rocha nas primeiras posições de competições de natação tem sido rotina. Aos 14 anos, essa atleta do Flamengo é dona de um quadro de medalhas que, por ora, tem 243 ouros, 20 pratas e 5 bronzes. Em maio deste ano, por exemplo, ao vencer os 100m borboleta, com o tempo de 1min2s95, ela não só ganhou a Copa das Federações, como se tornou a mais jovem (então aos 13 anos) da América do Sul a fazer essa prova abaixo de 1min02s.

Esse recorde brasileiro credenciou Joicinha, como carinhosamente é chamada, a disputar seu primeiro Mundial Júnior, em Lima, no Peru, na próxima semana, onde vai competir nos 100m 200m borboleta e nos 4x200m livres. O embarque foi nesta sexta-feira, 26.

E, como não poderia deixar de ser, a filha de Priscila da Rosa e Jorge Rocha está muito animada para a disputa. “As expectativas são as melhores possíveis, sei que vai ser muito difícil pelo fato de ser a mais jovem atleta da equipe. Mas, ao mesmo tempo, estou muito confiante, fizemos uma ótima preparação e isso me deixa confiante para realizar uma ótima competição. Espero que seja a primeira de muitas”

Fã da lenda americana Michael Phelps e do brasileiro Nicholas Santos, Joice começou a nadar aos 2 anos, por prescrição médica, em função de uma bronquite asmática.

A atleta veste as cores do clube de coração desde 2016 e essa paixão vem de berço. “Sou suspeita para falar sobre a minha relação com o clube, pois ela é muito forte, passou de pai e mãe para filha, já que nasci em uma família rubro-negra. Nadar pelo Flamengo é motivo de muito orgulho, vale destacar que a responsabilidade é dobrada”.

Gratidão ao CEL

Desde o início deste ano, Joicinha concilia os treinos (duas horas por dia, de segunda a sábado) com as aulas no CEL Intercultural School, na Barra da Tijuca, onde cursa o oitavo ano. “O CEL me oferece a oportunidade de conciliar o meu crescimento no estudo e na natação, já que tem no seu DNA o incentivo à prática esportiva. Espero ansiosamente a oportunidade de retribuir todo o apoio e carinho representando a escola nas competições estudantis”.

Muitas conquistas neste ano

Em 2022, o ouro (com recorde) nos 100m borboleta na Copa das Federações não foi o único de Joice na competição. A filha de Priscila e de Jorge também subiu ao lugar mais alto do pódio nos 50m e 100m livre.

Também neste ano, Joicinha brilhou em seu primeiro Troféu Brasil: foi a segunda colocada na final B nos 100m borboleta, na categoria absoluto, ficando com o décimo tempo geral. E foi à final B dos 200m borboleta, terminando em quarto (12ª geral).

Em julho, a menina-prodígio do Flamengo foi eleita a melhor do Brasileiro de Inverno, levando os troféus de melhor índice técnico e atleta mais eficiente. Nessa competição, Joice venceu os 50m, 100m e 200m livre, os 100m borboleta (com quebra de recorde: 1min01s72), 200m borboleta e 200m medley.

Focada, a filha de Priscila e Jorge tem muito bem claro seu maior sonho como atleta de natação. “É conquistar vários títulos, inspirar outros atletas e me tornar uma das melhores do mundo”.