Nada menos que 117 estudantes, divididos em 35 equipes, disputaram, em Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro, a Jornada Brasileira de Foguetes. E o CEL Intercultural School conquistou a medalha de ouro, com a equipe formada pelos alunos Júlia Rebelo Soares e Miguel Pirilli Peixe e o professor de Maker Thiago Souza. O foguete, feito de garrafa PET com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio como propelente (combustível), foi lançado a 153 metros.

Além de mais uma façanha (no primeiro semestre, o colégio venceu 63 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes, que é a fase anterior à disputada em Barra do Piraí), os alunos campeões levam uma certeza para o futuro. “Por meio dessa conquista, percebemos que nossos esforços estão valendo a pena e que há como melhorar o que estamos fazendo. São muitos aprendizados nessa experiência”, destaca Júlia, que é grata ao CEL por participar de eventos como esse. “Comecei a fazer as Olimpíadas por conta do colégio. É sempre muito bom participar das Olimpíadas internas, como as de Matemática, já que é uma maneira de explorar mais nossos conhecimentos. As Olimpíadas nos ajudam a melhorar nosso raciocínio e foi a escola que me apresentou a isso. E esse apoio é fundamental”, explicou.

Miguel também volta de Barra do Piraí radiante. “Foi, realmente, uma experiência que mudou muitas coisas para mim. Mudou o jeito que eu via as competições no geral, a maneira que avaliava meu empenho, a maneira que eu lidava com esses desafios. Muitas coisas novas me foram apresentadas nesses dias. Eu me sinto muito feliz, tivemos muitos obstáculos, muitas dificuldades de última hora, foguete na chuva. Mas, conseguimos, com muito apoio do colégio, dos nossos pais e até de amigos, que nos ajudaram recolhendo garrafas PET no início. Não teríamos conseguido sem a ajuda de todos” exclamou.

Orgulhoso do novo pódio, o professor Thiago celebra os frutos colhidos no torneio. “Estar na Jornada brasileira de Foguetes é um reconhecimento de todo o trabalho feito com muito esforço não só por mim, mas por professores e alunos envolvidos. Esse é o ápice da nossa trajetória trabalhando com tecnologia de foguetes do CEL. Estar aqui me faz perceber que há muito a alcançar, a aprender e, certamente, iremos levar muito conhecimento aos alunos do CEL, para que eles se desenvolvam cada vez mais, não apenas com tecnologia de foguetes, mas com qualquer outro tipo de tecnologia que envolva a aplicação do método científico. Sou muito grato à escola por estar aqui”, disse.