Poliglota, domina o idioma russo e também fala em Inglês, Espanhol e Francês, o carioca Anton Leontiev tem apenas 13 anos e coleciona prêmios e medalhas em competições estudantis. A mais recente foi a de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), anunciada nesta segunda-feira.

Filho de russos, Anton é aluno do 8º ano do Colégio Franco-Brasileiro. Também em 2022, ele conquistou o bicampeonato da olimpíada Canguru de Matemática. 

“Esta medalha significa que, estudando no Franco, podemos competir em nível nacional. No Franco, eu gosto da maneira como os nossos professores nos ensinam”, destaca o aluno.

Entre as muitas horas de estudo por dia, em casa e no colégio, o jovem carioca ainda encontra tempo e talento para hobbies como a natação, culinária e programação (C, C#, Python, Javascript). Na cozinha, entre suas especialidades estão as panquecas.

Irmã medalhista

Também aluna do Franco, Arina, de 15 anos, é outra fera nas olimpíadas estudantis. Neste ano, a primogênita da família foi prata na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio. Em 2021, entre outras conquistas, Arina ganhou o Canguru de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Além de Anton, o Franco venceu a ONC neste ano com o Felipe França de Oliveira (do 9º ano do Ensino Fundamental). E conquistou a prata com Carolina da Silva Teixeira, Carolina Martins, Maria Luiza Sanson e Eduardo Nunes, além do bronze com Felipe Camardella e a menção honrosa com a Maria Helena de Alcântara