Recheado de entrevistas e depoimentos pessoais, a obra trará luz a um tema tabu dentro e fora das igrejas

 

 

Por Lucas Costa

O ex-seminarista Brendo Silva lançará seu primeiro livro, intitulado "A Vida Secreta dos Padres Gays". A motivação para esta obra é oriunda da vivência pessoal do autor, que passou sete anos em seminários, residindo em diversas regiões do Brasil e no exterior. Durante esse período, ele observou que a maioria de seus colegas seminaristas e padres com quem conviveu eram homossexuais que mantinham relacionamentos amorosos e sexuais ativos. O livro explorará questões fundamentais, como o exercício do poder, a hipocrisia, vidas duplas, abuso de autoridade e a existência de prostituição interna dentro da Igreja Católica.

O autor, Brendo Silva, compartilhou seu insight sobre o livro: "O livro surge de um antigo anseio em contar essa história para o mundo. Essa história é a minha própria, mas a de milhares de garotos que ,como eu, tiveram e têm suas vidas silenciadas pela instituição. A homossexualidade é sistêmica dentro dos seminários católicos. Como um dos entrevistados comentou, é “pré-requisito” em muitos dos casos".

Brendo revela que sempre foi instigado por amigos e conhecidos a explorar esse tema. "Muitos me pediam para escrever sobre, e como me interesso por tudo que envolve religião e sexualidade, por que não juntar esses dois assuntos complexos e polêmicos e ainda de quebra contar a minha própria história? No entanto, revisitar o passado não é simples. Essa história está cheia de dor, de traumas e de abusos. Esse livro também é um protesto e uma forma de documentar todos esses relatos que se somam ao meu, para além do tempo", ele compartilhou.

A obra já possui aproximadamente 200 páginas de conteúdo e será dividida em cinco capítulos. Essa estrutura abrangerá um capítulo autobiográfico, um capítulo teórico com análise da literatura sobre o tema e entrevistas com especialistas, um terceiro capítulo composto por entrevistas com padres, seminaristas e ex-seminaristas homossexuais de diversas dioceses e congregações, um quarto capítulo com análise de artigos jornalísticos relacionados ao tema e um quinto capítulo para concluir a obra. Além disso, o livro apresenta depoimentos detalhados de padres homossexuais intercalados entre os capítulos e uma linha do tempo resumindo as obras mais relevantes sobre o assunto.

Brendo detalhou o formato do livro: "É um livro-reportagem. Como esse gênero possui mais abertura, há vários tipos de textos dentro dele. Começa como uma autobiografia, depois traz várias análises da bibliografia do tema. Também ouve os especialistas. Por fim, dá voz a muitos gays silenciados pela instituição".

Brendo conviveu por sete anos dentro da igreja como seminarista. (Foto: Acervo Pessoal)

O autor salienta a singularidade deste projeto no cenário brasileiro: "É algo inédito no Brasil, já que não existe nenhum livro-reportagem aqui que trate sobre o tema. Além disso, os poucos livros que existem são todos enviesados, escritos por padres e membros da igreja. Quase como documentos oficiais. É a primeira vez que rola uma proposta independente, mais livre e realmente crítica", finaliza ele.

O livro promete se tornar uma referência sobre o tema, preenchendo uma notável lacuna na literatura nacional. A capa provocativa da obra lança luz sobre uma realidade frequentemente negligenciada: a maioria dos membros do clero católico é composta por indivíduos homossexuais. O autor enfatiza que um de seus objetivos é abrir espaço para o diálogo com a Igreja Católica, ao mesmo tempo em que mantém uma perspectiva crítica e independente, visando a construção de uma sociedade menos hipócrita e mais inclusiva.

Brendo Silva está prestes a concluir seu curso de jornalismo e é também professor de História, pedagogo e pós-graduando. Natural de Belém do Pará, ele reside em São Paulo há quase uma década e se interessa profundamente pelos campos da sexualidade, religião, política e comunicação.

A previsão de lançamento deste livro-reportagem está agendada para o primeiro semestre de 2024.