Aymée Rezende, Letícia Calleia, Sarah Ozório e Clarinha Silva conseguiram um trunfo e tanto

Aymée Rezende, Letícia Calleia, Sarah Ozório e Clarinha Silva conseguiram um trunfo e tanto: ficaram em primeiro lugar no Campeonato de Surfe Feminino dos Jogos Estudantis de 2020.

promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. As atletas, que representam a nova geração do surfe feminino no Recreio dos Bandeirantes juntamente com João Victor da Cunha Coutinho, no masculino, fazem parte do programa de bolsas oferecidas para atletas federados, que variam entre 50% e 100% de desconto nas mensalidades da Rede Daltro Educacional.

Segundo Teresa Daltro, CEO da rede, a atitude é uma forma de incentivar a prática do surfe, que agora é considerado esporte olímpico.

“Quanto mais incentivamos, ajudamos o nosso país a se tornar uma nação saudável e que tem no esporte uma de suas bases. Quem sabe daí não nascem novos atletas que possam representar nosso país mundo afora?”, espera.

As atletas do feminino Aymée Rezende, Letícia Calleia e Sarah Ozório e o atleta do masculino João Victor da Cunha Coutinho disputam, neste sábado (19) e domingo (20), a 3ª Etapa do Rioforte Gromets do Recreio, realizado pela Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro - FESERJ, nas categorias sub 12, sub 14 e sub 16, na praia do Canto do Recreio.

Conheça cada atleta:

Sarah Ozório, do 7° ano, ficou com o bronze nos jogos Estudantis RJ 2020 e carrega colocações nos circuitos de surfe:
Campeã do Circuito Jonosake Aberto de Surf do Recreio 2017
Campeã Aberto de Surf do Recreio 2018 sub 12 feminino
No Circuito Nova Geração ASN 2019: Campeã na 1 etapa, vice Campeã 2° etapa
campeã da 3° etapa, tornando-se a campeã do ranking no ano de 2019.

Categoria Sub 12 feminina:
Campeã Surf treino Grommets do Recreio 1° etapa 2020 sub 16 feminino
Campeã Surf treino Grommets do Recreio 1° etapa 2020 sub 12 feminino
Campeã do Rio Forte Grommets do Recreio 2° etapa Sub 16 feminino

Em 2019, garantiu vaga para o principal evento de Surf do Brasil - CBSURF Jr. Ficando entre as 10 melhores do Brasil em sua categoria.

Para ela, suas principais referências no surf são: Silvana Lima, Filipe Toledo e Gabriel Medina. A atleta também destaca Suelen Naraisa e Wiggolly Dantas, organizadores do Brasileiro de Surf feminino, por fazerem a diferença no surf feminino e pelas categorias de base.

Sarah confessa que o resultado dos Jogos Estudantis foi bom, mas afirma que o objetivo é sempre vencer. "Estou feliz com o bronze por ter disputado com meninas entre 12 a 17 anos e ter chegado em 3° me deixou muito satisfeita. Além disso, o evento foi incrível, muito bem organizado, com respeito a todos os protocolos de segurança, sem contar que fiquei muito feliz em participar do meu primeiro Jogos Estudantis com o Surf!"

Sarah Ozório diz levar a sério os treinamentos com Angelino Santos (Campeão Pan Americano de Surf ), que é membro da equipe Feserj RJ. Sua mãe reforça a importância da bolsa atleta oferecida pela Rede Daltro: "se não fosse a bolsa, não teríamos condições de manter a Sarah em um colégio de alto nível como é o Daltro. Essa bolsa é muito importante, pois somos de família humilde e isso contribui para que ela alcance seu objetivo para se tornar uma atleta de ponta", explica.

A atleta Aymée Rezende, aluna do nono ano, foi a melhor colocada nos Jogos Estudantis. Medalhista de prata no campeonato de surfe feminino, recebeu um troféu por ter sido a aluna que mais pontuou na modalidade surfe feminino, e também representando a Rede Daltro Educacional, escola campeã dos Jogos Estudantis.

A atleta Letícia Rosa de Oliveira Calleia, também do 7º ano, garantiu a medalha de bronze
dos Jogos Estudantis e o ouro na primeira etapa do Campeonato Estadual na categoria sub-16. E foi campeã na categoria sub 12, ficou em quarto na sub 14 e foi para a semifinal da sub 16 na 2ª Etapa do Estadual, em Cabo Frio, no último final de semana.

Fã de Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Silvana Lima, Tatiana Weston Webb e Caroline Marks, a atleta está muito satisfeita com seus resultados e treina todos os dias para fazer jus a sua bolsa de estudo parcial. "Reconheço que é um apoio bem importante para manter meu estudo com qualidade, o que é extremamente relevante para minha formação,"explica a atleta.

Clara Pinto da Silva, conhecida como Clarinha Silva, aluna do 9° ano, se classificou em 10° lugar nos Jogos Estudantis, ajudando a somar pontos para a equipe Daltro se tornar a grande campeã no feminino. Tati West e Italo Ferreira são as suas referências no surfe, da atleta que faz parte da equipe vencedora dos Jogos Estudantis, mas não participa da última etapa para se dedicar às provas do fim do ano.

E, entre suas principais colocações nos circuitos, estão o vice-campeonato da 2ª etapa do Circuito “Nós É Surf – Grumari 2019”, e o bronze na 3ª etapa. Também conquistou bronze no campeonato ESBG – Guaratiba 2019 e quarto lugar na Associação de Surf da Barra de Guaratiba - 2019. Além disso, participou de duas etapas do Campeonato Brasileiro Feminino, em Ubatuba 2019, e da etapa carioca do circuito Rip Curl Grom Search 2020, ambas provas nacionais.

João Victor da Cunha Coutinho, do 6° ano, foi o representante do surfe masculino da Rede Daltro Educacional. Foi o 13° colocado dos Jogos Estudantis e em algumas das competições que já participou foi campeão de uma das etapas do Arpoador Surfing Club, campeão de uma etapa ASAG no Grumari, e vice-campeão aberto de surf do Recreio. 4° lugar no ranking estadual de 2019, campeão Saquaremense Tríplice Coroa Sub 12 e 4° lugar campeonato WQSURF Grommet no Recreio.

João Victor tem como principais ídolos Lucas Chumbo e Ítalo Ferreira. Ele explicou que, neste ano, por causa da pandemia, aconteceram poucos campeonatos. "Chego cedinho diariamente à praia pela manhã às 5h40m, e treino até as 8h. Depois vou estudar, e retorno no final de tarde para treinar. Já estou me preparando para 2021", conta o atleta.

Em tempo: 300 bolsas de estudos para atletas federados do fundamental ao ensino médio

O programa de bolsas estudantis da Rede Daltro Educacional tem o objetivo de apoiar os atletas federados de todos os esportes. São 300 bolsas de estudos disponíveis com descontos na mensalidade que variam entre 50% e 100% para quem se dedica ao esporte e precisa de um incentivo. Para se inscrever, basta apresentar um certificado de filiação da federação esportiva a qual pertence e um boletim com seu desempenho escolar. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de janeiro.