Folhapress

Em meio aos problemas que o time do Vasco enfrenta, o técnico Marcelo Cabo pode ganhar um reforço caseiro. O zagueiro Leandro Castan, afastado há quase um mês, vive a expectativa de retornar no duelo com o Avaí às 19h desta quarta-feira (16), pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com o camisa 5 como titular, a equipe cruz-maltina ainda não perdeu na atual temporada.

O setor defensivo vem sendo um ponto de incômodo ao treinador. Desde o início da jornada de 2021, o Vasco só não levou gols em apenas duas partidas -nas vitórias por 1 a 0 sobre o Botafogo na final da Taça Rio e diante do Boavista na Copa do Brasil-, e os erros recentes evidenciaram a necessidade de ajustes.

Recuperado de um desconforto muscular na coxa direita, que o tirou de seis partidas, Castan ficará à disposição da comissão técnica, mas aguarda avaliação cautelosa para saber por quantos minutos poderá estar em campo. Um dos mais experientes e líder do elenco, o jogador viveu um 2020 com alguns percalços.

Em 2021, ele esteve em campo em nove oportunidades, sendo titular em oito delas. Nestes compromissos, foram seis vitórias e três empates, com dez gols contra. Ao lado dele, houve um rodízio: o camisa 5 atuou com Ernando, um dos reforços para o ano, Ricardo Graça e Miranda, crias da base.

Agora, o treinador analisa as possibilidades para formar a melhor combinação. Sem Castan, Ricardo Graça e Ernando vem formando a dupla titular, mas sob contestações da torcida. Neste período, foram sete gols sofridos em seis jogos.

O retorno do camisa 5 pode ter reflexos também na postura da equipe. Um dos jogadores com mais tempo de casa, ele é capitão e com voz ativa em um elenco que ainda atravessa uma reformulação e conta com recém-chegados e jovens da base.

Marcelo Cabo, por sua vez, evita jogar apenas na defesa a responsabilidade pelo atual momento e aponta que avalia com calma possíveis alterações no time titular. "Incomoda muito levar gol em todos os jogos. É claro que sempre analiso todo contexto do jogo e, se houver necessidade, farei mudanças. É ter calma nesse momento. Vou analisar para que a gente tome as providências para o jogo contra o Avaí", indicou.

O Vasco ainda busca efetividade em campo para engrenar na Série B. O início cambaleante e, principalmente, a derrota para o Operário-PR em São Januário fizeram com que algumas dúvidas pairassem sobre a equipe e o treinador. Com quatro pontos até aqui, o Vasco conta com um resultado positivo para se aproximar do G4, região da tabela que é o sonho de consumo na temporada.

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h (de Brasília) desta quarta-feira (16)
Árbitro: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Transmissão: Premiere