Folhapress

Antes apenas no meio da tabela da Série B, o Botafogo viveu uma mudança drástica após a chegada do técnico Enderson Moreira, ocorrida no fim de julho, e se firma cada vez mais na briga para retornar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

A vitória sobre o Remo na rodada anterior manteve o time alvinegro na quarta colocação, mas agora com 38 pontos, apenas um a menos que o Goiás, que empatou com o Cruzeiro. O Botafogo ainda está a sete pontos do líder Coritiba, situação que parecia improvável há quase dois meses.

Em julho, o clube estava em ebulição. Com um rendimento abaixo do esperado, críticas e protestos da torcida tinham como alvo a comissão técnica e a diretoria. Foi nesta conjuntura que ocorreu a demissão do técnico Marcelo Chamusca, depois de dez jogos na Série B do Brasileiro, com 43,3% de aproveitamento.

À época, a primeira opção foi Lisca, mas as conversas não avançaram, e a cúpula encontrou alguns obstáculos no mercado. Após uma semana da saída de Chamusca, Enderson foi anunciado. O nome não chegou a ser unanimidade logo de cara, mas o fato é que, também em dez partidas no comando do Botafogo - completadas contra o Remo-, o aproveitamento saltou para 83,3%, com oito vitórias, um empate e uma derrota no período.

"Temos de valorizar os atletas que estão aqui. Até pouco tempo atrás, talvez, nem pudéssemos pensar neste G-4. Agora, nossa dificuldade será ainda maior. Se foi difícil chegar, será mais ainda se manter", disse o técnico, que prepara sua equipe para receber o Londrina às 16h30 deste sábado (11).

Diante do desempenho em campo, a crise pelos lados de General Severiano, aos poucos, também parece se afastar. O clube vive momento de empolgação com a chegada do lateral direito Rafael, ex-Manchester United. No entanto, ele ainda não tem previsão de quando irá estrear.

Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h30 (de Brasília) deste sábado (11)
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
Transmissão: Premiere