O Vasco contará com uma estreia para enfrentar o Lodrina, neste sábado (18), às 16h, no Estádio do Café, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Contratado para o lugar de Zé Ricardo, Maurício Souza vai comandar o time carioca pela primeira vez e já pensa em seu trabalho como o "maior desafio da carreira".

No Cruz-Maltino, o comandante terá a primeira oportunidade à frente de um time profissional, após passagens pela base do Botafogo e do Flamengo, além do futsal do próprio clube de São Januário.

"É o maior desafio da minha carreira. É um sonho que estou realizando trabalhar no Vasco, um sonho de menino poder dar essa entrevista neste momento, não tem como negar. Vasco não é um convite, é uma convocação. Sei que é um momento delicado, sei que precisa subir, é momento de pressão, mas não tinha como dizer 'não'. Quando o Brazil me ligou e começamos a conversar, eu disse que topava. Não tinha como ser um contrato tampão, mas era impossível negar um convite do Vasco", disse.

Questionado sobre o ainda inédito trabalho junto ao elenco profissional, o treinador salientou que vinha trabalhando para alcançar essa oportunidade

"Sem dúvida que é [maior desafio], porém tenho de tratar com naturalidade porque foi isso que busquei esse tempo todo, foi para isso que me preparei. É, sem dúvida alguma, o maior desafio da minha carreira. A gente sabe da pressão que vamos encontrar, mas foi como falei, estou bem tranquilo, aceito o desafio de maneira calma porque busquei esse momento na minha vida. É aceitar as possíveis rejeições e procurar reverter com trabalho", apontou.

O Vasco tem um processo avançado para transformar o departamento de futebol em SAF, junto à 777 Partners, empresa que pretende adquirir 70% das ações do clube, e o cenário foi levado em conta nas negociações com Maurício:
"Sobre tempo de trabalho, a conversa com o Brazil foi um contrato até o final do ano. Talvez, eu pensasse duas vezes caso me dessem o prazo de um mês ou um trabalho tampão. Mas se a 777 chegar daqui a dois meses e quiser mudar, vou ficar feliz por ter vivido isso. Se isso tiver de acontecer, eu vou me sentir satisfeito. Não estou preocupado com isso, minha preocupação começa daqui a pouco, no treino, depois no sábado, no jogo. No final, a torcida não quer saber quem subiu o Vasco, quer saber que o Vasco subiu".

"Para mim, é um prazer muito grande estar fazendo parte desse processo importante do Vasco. É muito gratificante receber o convite do Brazil, saber de todo o processo seletivo que foi feito para se chegar ao meu nome. Vou dar minha vida pelo clube, por esse projeto de colocar o clube de novo na primeira divisão", afirmou, em outro momento.

Invicto na Série B após 12 rodadas, o Vasco busca a terceira vitória consecutiva. O time de São Januário vem de triunfo sobre o líder Cruzeiro no Maracanã e pode assumir a vice-liderança da competição. A equipe soma 24 pontos e está em terceiro lugar. À frente estão Bahia, com 25, e Cruzeiro, com 31. A novidade é a volta do volante Andrey, que serviu a seleção brasileira sub-20 em um torneio amistoso.

Estádio: Café, em Londrina (PR)
Horário: Às 16h (de Brasília) deste sábado (18)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Transmissão: SporTV e Premiere