Tradicional escola da Barra mantem tradição na principal competição estudantil do país

As meninas da categoria sub-12 não federada do Anglo Americano de handebol fizeram o primeiro jogo no Intercolegial no último sábado, no ginásio da Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá. Comandadas por Talita Araújo, elas honraram a tradição da escola, venceram o Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, e se classificaram para a semifinal da modalidade.

Emocionada pelo triunfo, Talita não titubeou em dizer que o início do jogo foi complicado, justamente pela falta do treinador Claudio Patriota, que faleceu em julho desde ano, no banco e pelo “acúmulo” de funções na comissão técnica.

- Algumas pessoas acham que é um fardo herdar o cargo de treinador, mas é uma honra. O Claudio foi meu primeiro professor de educação física e se hoje eu sou professora também é por causa dele. Ele foi um exemplo, um guia, um mentor. Tem dias que é difícil de treinar, pois bate uma saudade, mas com o auxílio das crianças, dos responsáveis e da direção, as coisas têm se tornado mais fácil - afirma a técnica, contando um pouco deste início do novo ciclo:

- Acho que as meninas sentiram um pouco a falta dele no jogo, principalmente no início. Mas quando a gente olha a quantidade de pessoas que confiam no seu trabalho fica mais fácil se reerguer dessa perda. Eu mesmo estou tendo que me acostumar um pouco, pois eu era a mais “amorosa” e ele o “malvado”. Agora, tenho que ser as duas coisas.

No início da competição, a equipe estabeleceu como meta disputar a semifinal do Intercolegial 35 anos. Com a vitória de 6 a 2 contra o Ceas nas quartas de final, elas conseguiram atingir a primeira parte. Agora, Talita e suas pupilas vão brigar pela segunda, que é manter a tradição de levar troféu e medalhas para a Barra da Tijuca.