Com destaque no Campeonato Carioca e na Rio Futsal, o JTC se tornou referência no esporte

 

Berço de diversos craques do futebol, o futsal no Rio de Janeiro tenta se reerguer. Após alguns anos de desvalorização, o esporte está voltando a ganhar admiradores na Cidade Maravilhosa. Nas categorias de base, a popularização do futebol de salão cresce a cada dia e os clubes de bairro são os pioneiros que continuam fortalecendo esse trabalho.

Destaque entre os clubes sociais, o Jacarepaguá Tênis Clube insiste na boa formação dos atletas de base. Desde o sub-8 (categoria para crianças com até 8 anos) ao sub-13, a equipe já marca presença há anos no Campeonato Carioca promovido pela Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro (FFSERJ).

Levando Jacarepaguá a todos os cantos do Rio de Janeiro, o Clube tem vários títulos pela Federação, sendo o último conquistado em 2020. O JTC também é um dos maiores vencedores da Liga Rio Futsal, deixando o escritório da comissão abarrotado com mais de 100 troféus.

Equipe sub-14 campeã do Campeonato Carioca da FFSERJ pelo JTC. Foto: Divulgação/JTC.

A comissão técnica deixa evidente que o trabalho do futsal do JTC vai além da formação de novos craques. “O Clube busca a formação integral das crianças, focando não só na parte física, tática e técnica, mas também na parte social, psicológica e cultural”, ressalta o professor de educação física e técnico da equipe Carlos Prado.

De segunda a sexta, os treinos na sede do Clube, que fica na Praça Seca, são divididos entre a escolinha de iniciação e as seis categorias da equipe. Aos fins de semana, os atletas entram em quadra para disputarem os campeonatos da Federação e da Rio Futsal.

Como de costume do esporte, o JTC já revelou atletas para as equipes de futebol de campo e de futsal dos grandes clubes cariocas, mas o trabalho da comissão tem um foco que vai além disso. O principal objetivo é formar atletas completos tanto fisicamente quanto psicologicamente e perpetuar a paixão pelo futebol de salão por todos os cantos, para assim voltar a encher as quadras do Rio de Janeiro de alegria e admiradores do esporte.

Equipe representante do sub-9 do JTC. Foto: Divulgação/JTC

As idas e vindas do futsal carioca

A Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro foi fundada no dia 28 de julho de 1954, se tornando a primeira Federação de Futsal do Brasil e do mundo. Prestes a completar 68 anos, a associação não vive sua melhor fase, com campeonatos adultos e juvenis enfraquecidos. Mas a base do esporte vem com força e desperta a antiga paixão dos cariocas.

Dos anos 50 aos anos 80, o futsal foi uma febre no Estado e caiu nos braços dos clubes sociais. O esporte se tornou um celeiro de craques e, na época, muitos dos jogadores mais famosos tinham saído das quadras. Hoje muitos atletas diferenciados também saem no chão de concreto para a grama, mas depois de iniciar no futebol de campo, muitas crianças e adolescentes são proibidos de voltar às quadras pelos seus clubes, causando uma evasão no esporte.

É com esse enfraquecimento que equipes como a do Jacarepaguá Tênis Clube entram em cena e mostram a importância da valorização do futsal e da cultivação dos atletas na base. Assim o principal clube do bairro se tornou referência no esporte.