Nomes como Marcelo Trekinho e Daniel Friedmann estão confirmados no evento, que será transmitido ao vivo pelo YouTube

 

 

De quinta a domingo, representantes da nata do surfe, de promessas a veteranos no esporte, vão estar reunidos no segundo Congresso Carioca de Surf, na Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes. Entre os nomes confirmados estão Marcelo Trekinho, Rodrigo Resende, Gustavo Fernandes, Ian Cosenza e Daniel Friedmann, homenageado da edição. Big rider e especialista em pilotagem e em segurança e resgate no mar com jet-ski, Edilson Fernandes, o Alemão de Maresias, volta a participar do evento, como âncora dos debates.

O congresso reúne atividades que podem interessar a profissionais da área do surfe  e a simples amantes do esporte, realizadas no hostel Longboard Paradise. Além dos painéis, haverá cursos, exposições e palestras. Entre os convidados estarão o quiroprata Lucas Heich, da Casa da Coluna, e o fisioterapeuta especializado em atletas de alto desempenho Leandro Borges. A surfista Yanca Costa será uma das participantes de um debate sobre mulheres no surfe. Haverá também uma mesa sobre ecologia, com integrantes de entidades ambientais da região, e oficina de surf ioga.

O bodyboard é outra modalidade que terá espaço, e será representado por nomes como Paola Simão e a pioneira Leila Ali. Já o bodysurf, conhecido no Rio popularmente como ‘jacaré’, terá Henrique Pistilli, o Homem Peixe, falando sobre.

A maior parte das atividades será gratuita, e, para participar, basta preencher o formulário no endereço bit.ly/42pCvUq. Entre as pagas estão um curso de MAP Skate Surf e uma clínica de skimboard com o surfista Lucas Fink. Nestes casos, os telefones para mais informações são fornecidos ao se acessar o link para inscrição.

“A intenção do evento é debater o surfe na nossa cidade. O Rio já foi protagonista no surfe nacional e atualmente não tem tanta representatividade em termos de competidores, mas outros setores são muito fortes, como o de fabricação de pranchas e o das escolas de surfe, além de contarmos com grandes nomes que iniciaram o que hoje chamamos de Brazilian storm”, diz o jornalista Gerson Filho, um dos idealizadores do evento.

Daniel Friedman é veterano no evento e irá participar do debate “Legends”. De acordo com os organizadores, a cada ano a ideia é prestigiar um ícone do surfe, e desta vez o carioca foi o escolhido por ser estilo polido e pelas vitórias importantes que veio acumulando ao longo dos anos de carreira. Atualmente, Friedmann se dedica à profissão de shaper e à preparação de atletas, além de organizar eventos relacionados ao esporte.

 

O congresso é realizado pela GF Promoções e pela ONG Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento do Surfe (Cades), com bases na Barra da Tijuca e no Recreio.

Painéis e cursos poderão ser acompanhados ao vivo pelo canal do YouTube Ricosurf. Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram @congressocariocadesurf.