Maior evento gamer da América Latina será realizado no Parque Olímpico

Por Ive Ribeiro e Gabriel Moses

O maior evento gamer da América Latina e o primeiro ‘GamePark’ do mundo chega à Barra da Tijuca para mais uma edição. A Game XP 2019 será realizada do dia 25 a 28 de julho, e em todos os dias o evento começará às 10h e terminará às 21h. O Parque Olímpico será o palco desta grande atração.

Com muitas novidades para este ano, a Game XP não se restringirá somente aos jogos eletrônicos e simuladores. Ela contará com diversas atrações inéditas, além de uma programação musical repleta de famosos, como a cantora IZA, Projota, e inúmeros DJs. Na última edição, cerca de 95 mil pessoas prestigiaram o momento. Para 2019, a expectativa é de bons números e de Parque Olímpico lotado durantes os quatro dias.

CEO e diretor de marketing da Game XP falam sobre as expectativas para a edição 2019 e a importância dos games para o público

De acordo com Roberta Coelho, CEO da Game XP, em 2018 foi criado um novo conceito e apresentado ao público o primeiro GamePark do mundo. Em 2019, o desafio é levar experiências inesquecíveis e mostrar que a Game XP é diversão garantida para toda a família e para todas as idades.

“Em 2018, recebemos mais de 90 mil pessoas no nosso GamePark. Foram momentos inesquecíveis em que o público experimentou, pela primeira vez, esse novo modelo de evento. Na edição de 2019 teremos uma área quase 60% maior, sem aumentar a quantidade de ingressos colocados à venda. Além disso, vamos ter novas atrações, mais conforto e um envolvimento ainda maior com a indústria dos games. Somos um grande evento de entretenimento, um parque temático para toda família, com ambiente seguro, lúdico e muita diversão”, explica Roberta.    

Roberto Fabri, diretor de marketing da Game XP, explica que os games são o fio condutor, mas que todos os públicos terão as expectativas atendidas.

“Os games estão no coração do evento, ocupando as 3 arenas olímpicas. As mesmas que receberam grande batalhas durante os jogos olímpicos de 2016. Quem curte eSports verá o maior evento multijogos e muitas competições oficiais, na maior tela de games do mundo, na Oi Game Arena (Arena 1). Já as principais marcas terão espaços incríveis com gameplays e ativações nas GamePlay Arenas, que agora ocupam as arenas 2 e 3. Sem contar as atrações do nosso parque de diversões. Teremos a primeira Montanha-russa VR do Brasil, Pista de Kart elétrico, Laser Tag, Teleférico e muito mais. Um dia será pouco para aproveitar tudo que temos no GamePark”, avalia Roberto Fabri.

 

 

A cada edição, os jogos ganham novas fases, personagens e conceitos. Confira abaixo o mapa de atrações:

GamePark  

A estrutura montada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, terá mapa circular, como os principais parques de diversão do mundo. Serão aproximadamente 160 mil metros quadrados de área. A expectativa de público foi mantida a mesma de 2018, 100 mil pessoas. Ou seja, a ideia é aumentar as opções de entretenimento, o conforto e melhorar a experiência como um todo.

Oi Game Arena (Arena 1) 

A supertela de 1.500 metros quadrados é uma espécie de Maracanã para os eSports e como marca registrada desta arena, ela está de volta. Até 4 mil pessoas poderão assistir simultaneamente a campeonatos profissionais e oficiais e batalhas épicas dos principais jogos da atualidade. As finais do Brasileirão de Rainbow Six e a liga feminina Game XP de CS:GO, já estão confirmadas.  

GamePlay Arenas (Arenas 2 e 3) 

Uma arena é pouco para a área destinada às grandes marcas do mercado de games. Por isso, a GamePlay passa a ocupar duas arenas e incríveis 9 mil metros quadrados! Os espaços das marcas serão maiores, assim como as possibilidades de interação. O público poderá jogar lançamentos em primeira mão, testar prévias e participar de ativações exclusivas. A novidade deste ano também estará por conta das atrações imersivas em realidade virtual, que ganham importância dentro desse contexto. 

GamePlay Stage

A Game XP tem um segundo palco de competições de eSports, para fases classificatórias dos campeonatos oficiais e jogos de demonstração. A capacidade de público triplicou e agora comporta 300 pessoas sentadas e 300 em pé. 

Art Street

Nesta arena também ficará localizada a Art Street, espaço no qual artistas independentes apresentam seus trabalhos e nomes que atuam nas grandes editoras possam interagir com o público e vender prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais. O sucesso de 2018 foi tão grande que, em 2019, terá o dobro de artistas participando do espaço.

Inova Arena  

O espaço dedicado à tecnologia e inovação sairá da Arena 3 e terá uma estrutura exclusiva com 2.400 metros quadrados. Além disso, o Inova Stage, palco de palestras e debates, reunirá mais de 100 speakers que falarão sobre quatro grandes temas: Tecnologia na Educação, Tecnologia na Saúde, Cidades Inteligentes e Gadgets of the Future (robôs, dispositivos de comando de voz, roupas inteligentes etc).  

Montanha-Russa VR powered by VR Coaster   

A Game XP terá a primeira montanha-russa com realidade virtual do Brasil. Esqueça os simuladores encontrados em shopping centers. Nossa montanha-russa é real e você será transportado para uma corrida de naves espaciais em diferentes cenários, com portais do tempo e velocidade da luz. O projeto está sendo desenvolvido pela empresa alemã VR Coaster, do Mack Rides Group, e será desenvolvido em 4k estereoscópio a 60 fps, a melhor qualidade em VR disponível no mundo. 

Pista de Kart Elétrico

Os karts voltam para a Game XP. Dessa vez, maiores, mais modernos e mais velozes. 

Teleférico 

Nesta edição, o público poderá ver a Game XP dos ares e cruzar o parque inteiro em um teleférico. 

Parede de Escalada

A parede de escalada fez tanto sucesso em 2018 que volta maior e de cara nova. Agora, o dobro de pessoas poderá fazer escaladas de diferentes alturas e níveis de dificuldade.

Drop 

Um dos ícones dos parques de diversões chega a Game XP causando impacto. O drop de 40 m de altura (um prédio de 15 andares) testará os corajosos e levará muita adrenalina para o evento. 

Laser Tag 

O Laser Tag volta em área três vezes maior e em duas arenas simultâneas. Atenderá o dobro de pessoas e fará com que o público se sinta em um clássico recente dos games. 

 

DinoMundi Experience

Um dos primeiros jogos a usar realidade aumentada, a DinoMundi Experience, levará ao público da Game XP uma experiência imersiva em VR e 4D, com uma volta ao mundo jurássico e um passeio em um parque de dinossauros. Cheiros, sons e texturas farão parte desta experiência fantástica, que atenderá 20 pessoas por vez, em duas arenas de 120 metros quadrados cada.

GameZone 

Antes uma área dentro da GamePlay Arena, a GameZone agora triplica de espaço e terá 1.200 metros quadrados com diversos arcades, pinballs e games modernos para nenhum apaixonado por gameplay botar defeito.

Labirinto gigante

Quem se divertiu no labirinto de 2018 já pode comemorar. Em 2019 ele estará de volta, com novos desafios e fugas frenéticas, dessa vez, na parte externa das arenas. 

Roda Gigante da Oi

O ponto mais alto do GamePark permite uma vista geral da Game XP e fotos incríveis.

Fortnite Fan Fest

A Game XP fará uma festa oficial para a transmissão da final do mundial de Fortnite que acontece em Nova Iorque no mesmo final de semana do nosso evento. A transmissão contará com narração local, em português.

Just Dance Stage 

Um dos maiores sucessos da edição de 2018, o palco de Just Dance volta com o dobro do tamanho e promete colocar todo mundo para se mexer. Além de competições com o público, o palco receberá influenciadores e jogadores profissionais. 

Soccer Experience 

A nova área de habilidades de futebol inspirada em games ganha nova dinâmica. Serão duas etapas eliminatórias e uma grande final, num desafio gol a gol, com direito a torcida organizada a turma que estará aguardando na fila, já que a fila desse ano será uma grande arquibancada.

Área de ativações dos patrocinadores  

Um espaço onde os patrocinadores levarão experiências e ativação de marca para o público do evento.   

Beer Garden

O Beer Garden volta em 2019 com o mesmo conceito de 2018: a área dos jogos analógicos e um grande ponto de encontro de adultos que querem dar uma pausa na adrenalina. 

Medieval Street 

Inspirada nas Rock Streets do Rock in Rio, essa rua terá temática medieval, performance de artistas e uma grande variedade de lojas com produtos licenciados.  

Aplicativo Game XP 

O aplicativo da Game XP será um grande live game, o primeiro no mundo (após o Coachella 2019) a utilizar realidade aumentada com geolocalização. A versão teaser já está disponível para download e nela você verá dinossauros brigando e pterossauros voando quando apontar seu dispositivo para o Parque Olímpico. Para baixar, acesse: https://rebrand.ly/sa6pxe

Música na veia

Nem só de jogos viverá a Game XP. A música será um dos principais carros-chefes da atração. O Palco Gênesis receberá diversos cantores que prometem agitar o público. A Nova Orquestra estará presente em todos os dias.

Na quinta-feira (25), o palco será comandado por Anavitória e Cat Dealers. Na sexta-feira (26), será a vez de IZA e Dubdogz assumirem a festa. Projota e Zeeba juntamente com o DJ Rivkah conduzirão o espetáculo no sábado (27). No domingo de encerramento (28), o DJ KVSH e uma atração especial fecharão o Gênesis Line-Up com chave de ouro.

Cosplays: uma atração à parte; saiba como se inscrever e concorra a prêmios

Em eventos de games, muitas vezes, a irreverência do próprio público consegue roubar a cena do evento, por melhor que ele seja. Os cosplayers, que são os fãs fantasiados com os seus personagens favoritos, assumem esse papel. Tiram foto com os frequentadores e viram o centro das atenções. A relevância dos fantasiados é tanta que o Game XP realiza uma competição de melhor cosplay.

Para se inscrever e concorrer ao prêmio, o fã terá que separar quatro imagens do personagem que ele escolheu se fantasiar. Também precisam ser enviadas quatro fotos do cosplay; uma de frente, uma de perfil, de costas e outra fazendo alguma pose. As fotos devem ser enviadas no formato “.JPG”, tiradas com um fundo neutro e de corpo inteiro.  Os interessados também deverão gravar um vídeo sem cortes e efeitos especiais, com duração máxima de 1m30s.

Os três melhores colocados ganharão brindes, que vão desde uma vaga na final Comic Com Experience 2019, a vídeo games e passeios turísticos. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: www.gamexp.com.br/cosplay.

Valores de ingressos

Dividido em três lotes, o segundo lote de ingressos estará disponível para a compra até o dia 30 de junho. Nele, o preço dos tickets varia de acordo com o seu tipo: single (R$ 210), family (R$ 420) e player one (R$ 400).

A compra pode ser feita pelo site: www.ingressos.gamexp.com.br.

Serviço

Data: 25,26, 27 e 28 de julho;

Hora: 10h às 21h;

Ingressos: ingressos.gamexp.com.br