Projeto apresenta curtametragem produzido por jovens de comunidades carentes, como Cidade de Deus

A diferença entre a realidade árida das favelas cariocas e o sonho da ficção pode estar em uma oportunidade para reescrever o roteiro da vida. Criado há 18 anos, o projeto Cinemaneiro acaba de formar três turmas de futuros cineastas entre adolescentes na Cidade de Deus e outros bairros do Rio. O resultado do trabalho será exibido nesta quinta-feira (4), com a apresentação do curtametragem produzido pelos alunos, no Espaço Cultural Mi Casa, em Jacarepaguá, às 14h.

Ao todo, o Cinemaneiro formou cerca de 90 jovens com idades a partir de 13 anos, com aulas teóricas e práticas de linguagem cinematográfica, câmera, som, edição e produção. Criado há 18 anos pela Associação Cidadela — Arte, Cultura e Cidadania, do cineasta Frederico Cardoso e da produtora cultural Viviane Ayres, o Cinemaneiro já atendeu a mais de 2 mil jovens e é um dos projetos que contam com apoio do Instituto Invepar e financiamento da Lamsa.

Na edição deste ano, o tema do curso girou em torno de pequenos gestos que podem significar bastante em uma comunidade, com o lema: “Um filme para ser feliz: qual pequena atitude posso tomar para o meu benefício e o benefício do meu lugar?”.

 
Seleção de projetos para 2020

O projeto se encerra ao mesmo tempo que o Instituto Invepar abre processo de seleção para escolha de iniciativas socioambientais a serem apoiadas em 2020 no Rio, em São Paulo e na Bahia. As propostas deverão promover a cultura local, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável com ações de economia solidária, educativas e profissionalizantes.

Os projetos escolhidos serão patrocinados pela Lamsa e outras quatro empresas ligadas ao grupo Invepar: MetrôRio, Concessionária Litoral Norte (BA), Concessionária Auto Raposo Tavares (SP) e da ViaRio (RJ). O financiamento será feito através de recursos diretos e incentivos fiscais para projetos que contemplem comunidades carentes no entorno das regiões atendidas pelas companhias.

 "O lançamento do edital representa um fortalecimento e uma reafirmação do compromisso do Instituto Invepar com as comunidades e projetos que levam arte e cultura até elas, e contribuem com o seu bem-estar social, além  de dar ainda mais transparência aos processos", conta a coordenadora do Cinemaneiro, Viviane Ayres.

Somente em 2018, os 38 projetos apoiados pelo Instituto Invepar beneficiaram diretamente cerca de 60 mil pessoas em 37 comunidades espalhadas pelo país.

"A nossa responsabilidade vai além da missão de oferecer serviços de mobilidade urbana com qualidade e transparência. Queremos cooperar para o desenvolvimento sustentável da sociedade apoiando projetos socioambientais nas comunidades no nosso entorno, permitindo que também possam caminhar conosco numa relação benéfica para todos", explica a coordenadora do Instituto Invepar, Zilma Ferreira.

Inscrições até dia 31

A seleção está aberta a associações, fundações ou cooperativas sem fins lucrativos e legalizadas há, pelo menos, um ano. No caso de projetos culturais e esportivos com incentivos fiscais, o proponente poderá ter fins lucrativos — desde que atendam aos requisitos das leis federais de promoção à cultura e ao esporte.

Os projetos podem ter duração de até 12 meses e deverão ser inscritos pelo site www.institutoinvepar.org.br até 31 de julho.

 

Serviço:
Espaço Cultural Mi Casa
Estrada do Pau Ferro 328, Freguesia (Jacarepaguá)
Quinta-feira (4), 14h