Artista e compositora mescla música com literatura para o público infantil

Por Gabriel Moses

É fato que a literatura e a música são dois grandes pilares da educação infantil. Agora, imagine os dois trabalhando juntos. A escritora e compositora Bia Bedran, de 63 anos, trabalha conciliando conteúdos repletos de diversão e imaginação para o público infantil. Autora de 14 livros infantis, além de produzir 10 CDs e 2 DVDs, Bia está presente na Bienal do Livro 2019, que acontece no Riocentro.

Por lá, a artista realiza sessões de autógrafos para crianças apaixonadas pela leitura e por cantos. O livro em questão se chama APSOP, publicado em 2018.

Em entrevista exclusiva para JORNAL DA BARRA, Bia comentou sobre diversos assuntos que envolvem a sua carreira e vida pessoal: "a minha história de vida se confunde com a minha história e carreira profissional. Trabalho com isso desde os meus 17 anos. Me meto com música, com programas de calouro; eu era compositora precoce (risos), desde menina eu compunha, ia para os programas de auditório da época, enfim, antes de me formar como professora, eu já era contadora de histórias e peguei esse dom com a minha mãe. Além de ser compositora, eu priorizo a arte como educação".

Dedicadora da arte, Bia Bedran é mestre em Estudos Contemporâneos das Artes, e também é graduada em Musicoterapia e Educação Artística.

Unir campos básicos da educação, como música e livros, pode até ser uma tarefa simples, mas complexa. De acordo com a professora, é preciso haver muita delicadeza, muito cuidado e estudo para descobrir uma linguagem tanto cênica, que tem um forma performática, quanto literária, que possui forma intelectual e abstrata.

"E como que isso tudo dá certo? Primeiro, pesquisa. Muita pesquisa, desde sempre considerando a linguagem para crianças, que por sinal é tão complexa e difícil como a linguagem para adultos. A segunda etapa seria o tempo para a pesquisa. Tenho alegria de dizer que a maturidade do meu trabalho vem de um cuidado desde sempre com a observação da infância", afirma a autora.

"O caminho silencioso da literatura"

Com o seu trabalho exposto no maior evento literário do país, Bia Bedran ressaltou a importância da Bienal do Livro para a maior propagação e difusão de seu trabalho: "Como escritora, esse caminho silencioso da literatura, que não grita, que promove o silêncio da criança... A Bienal favorece esse mundo mágico a criançada a se aproximar do objeto livro, e eu sou muito grata por ser convidada pela organização para mostrar todo o meu trabalho e a importância do canto e dos livros para o público infantil".