Jornalista ensina o valor da comunicação para empreendedores do bairro

A maneira certa de informar. A frase pode parecer ser direcionada para estudantes ou profissionais de comunicação, mas por incrível que pareça, a frase é voltada justamente para empresários e pessoas de outras áreas profissionais. O intuito de entender e as maneiras de como deve se dar a comunicação e o que ela pode causar, é o que levou o jornalista Flávio Fachel a criar a palestra "A importância da informação no processo de decisão".

Dessa forma, o editor-chefe e apresentador do programa "Bom Dia Rio", da Rede Globo, demonstra a pessoas, fora do ramo, a importância de não se reter informação e as maneiras ideais de como lidar com elas: "ninguém segura a informação. Uma hora ela passa, porém se não for feita de maneira certa, ela irá passar com ruídos, o que será ruim para a empresa em questão", contou Fachel em sua palestra feita no Hotel Hilton Barra, para personalidades como o empresário Carlos Carvalho, presidente da Carvalho Hosken, e Marcelo Alves, presidente da RioTur: "esse papo com o Fachel tem o intuito de nos ajudar a oferecer notícias positivas para o nosso setor. Dessa maneira inclusive diminuir essa coisa de que o Rio só tem notícias ruins, o que não é verdade. Somos o principal segmento do Rio, por isso, esse encontro aqui é muito importante".

Fachel ainda aproveita sua palestra para dar um norte aos empresários que criam suas assessorias de comunicação no intuito de fazer com que a empresa seja mais vista, independente da maneira como é colocada na mídia: "notícia é algo que precisa ser útil ao público e no veículo ideal. Uma informação interna da empresa, como uma festa entre seus empregados onde nada de relevante para a cidade aconteça, não há motivo para que ela apareça nos grandes veículos. Porém, ela é extremamente válida para o jornal ou informativo interno da própria empresa".

O jornalista explicou o conceito da palestra: "a tomada de decisão é muito importante. O empresário hoje quando ele toma uma decisão, ele comete um erro muito grande que é olhar só pra dentro da própria empresa. Mas ele deve olhar para fora também e ver a sociedade e o que está acontecendo. A comunicação, quando bem feita ajuda a empresa crescer e o empresário a tomar a decisão correta".

Fachel é morador da Barra e contou os motivos que o fizeram vir para cá: "quando mudei para o Rio fui procurar um apartamento na zona sul, mas encontrei muitos apartamentos antigos. Então acabei vindo para cá e encontrei apartamentos novos com tudo em volta, supermercado, escolas e etc., então, achei meu lugar". Gaucho, o jornalista adotou a cidade há 20 e se diz carioca: "carioca é quem vive aqui, por isso eu sou um".