Operação preventiva serve para as vias públicas. Dentro do evento haverá segurança particular

A partir das 17h de sexta-feira, dia que marca o início do evento, a Polícia Militar inicia a operação especial de policiamento preventivo para garantir a segurança da área externa durante a realização do Rock in Rio. Nos sete dias do evento – de 15 a 17 e de 21 a 24 de setembro – cerca de 700 mil pessoas estarão se deslocando de vários pontos da cidade em direção ao Parque Olímpico. Em nota, a PM ainda ressalta que a segurança interna caberá a uma empresa privada contratada pelos organizadores do festival.

A Polícia Militar ainda informa que mobilizou um efetivo de 350 policiais e 70 viaturas, por dia de evento, para efetuar o policiamento preventivo em áreas públicas. O 31º BPM (Barra da Tijuca) servirá como base da operação, mas o plano contará com a colaboração de policiais e viaturas de outros batalhões, inclusive de municípios vizinhos e de unidades especiais.

O Batalhão de Polícia Choque (BPChq) será empregado no policiamento ostensivo no entorno do local do evento, onde estarão posicionadas as duas unidades do CICC Móvel. Haverá reforço do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) com apoio do Grupamento Aeromóvel (GAM). O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) ficará de prontidão para ser acionado, se necessário.

O plano de ação da PM contempla um patrulhamento bastante reforçado no entorno do Parque Olímpico, das 17h às 05h, com duas turmas de prontidão na Avenida Abelardo Bueno – uma do Parque Aquático Maria Lenk e outra do Terminal Centro Olímpico até a entrada principal do evento.

As estações de BRT também receberão atenção especial – Recreio Shopping, Gilka Machado e Salvador Allende (Transoeste); Parque Olímpico, Rio 2, Sarah, Centro Metropolitano, Via Parque, Aeroporto Jacarepaguá e Lourenço Jorge (Transcarioca); e Estação Riocentro (Transolímpico). Haverá ainda patrulhamento em três turnos – das 10 às 17h, das 17 às 00h e das 22 às 05h – em quatro terminais rodoviários – Jardim Oceânico, Recreio, Centro Olímpico e Alvorada, este último com efetivo reforçado.

O plano da Polícia Militar, elaborado pela Chefia do Estado Maior Operacional, prevê patrulhamento com viatura ao longo dos chamados corredores estruturais (Avenida das Américas, Avenida Salvador Allende, Estrada dos Bandeirantes, Jardim Oceânico, Joá, Itanhangá e Abelardo Bueno).  Estão previstos 38 pontos de baseamento ao longo dessas vias de acesso ao Parque Olímpico.