Atuação se divide entre ordenamento urbano, transito e monitoramento de câmeras

A Prefeitura divulgou o esquema especial de patrulhamento para o Rock in Rio montado pela Guarda Municipal do Rio. As atuações começam nesta sexa-feira, dia 15, no Parque Olímpico, e conta com um efetivo diário de 510 agentes, sendo 230 no ordenamento urbano e 280 no controle do trânsito. O planejamento operacional será mantido durante os sete dias de festival na Cidade do Rock, com início das ações às 7h de amanhã. O esquema contará com apoio de 80 rádios de comunicação, 56 veículos, além do carro comando do Centro de Controle Operacional da GM-Rio.

Rock in Rio - Saiba mais: Polícia Militar prepara esquema especial para o Rock in Rio

Para promover o ordenamento urbano e garantir mais segurança ao público, 230 guardas atuarão por dia nas estações e terminais de transportes e nas principais vias de acesso ao Parque Olímpico, seja a pé ou em viaturas, com apoio de oito cães e de duas equipes do motopatrulhamento (seis motos com oito guardas municipais, sendo dois na garupa). 

 O efetivo estará distribuído por diversos pontos das avenidas Embaixador Abelardo Bueno, Salvador Allende, Olof Palme, ruas Abrahão Jabour e Pedro Calmon e nas estradas dos Bandeirantes e Pedro Corrêa. Entre os pontos fixos estão as estações do metrô Jardim Oceânico e do BRT (Parque Olímpico, Rio 2, Riocentro e Centro Olímpico), Terminal Alvorada, Centro Aquático Maria Lenk, Centro Internacional Sarah de Neuroreabilitação e Jesnesse Arena (HSBC).

 Trânsito

A Subdiretoria Técnica de Trânsito da GM-Rio vai atuar diariamente com 280 agentes na fiscalização e no controle do trânsito no entorno do Parque Olímpico. Divididos em turnos, o efetivo estará distribuído por todos os pontos de bloqueio definidos pela CET-Rio. Além de controlar as interdições ao tráfego, os guardas vão coibir o estacionamento irregular e as demais irregularidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de orientar a travessia de pedestres para evitar acidentes.

 A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) vai atuar com 15 reboques, 24 horas no entorno da Cidade do Rock, coibindo o estacionamento irregular na região. Caso seu veículo seja rebocado, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura do Rio e imprimir a Guia de Pagamento e de Remoção (GPR). Para aqueles que não tiverem acesso à impressora, a GPR pode ser impressa no depósito municipal, que fica na Avenida Pedro II, 67, esquina com a Avenida Francisco Bicalho, no Centro. O boleto deve ser pago no banco.

 Para a retirada dos veículos apreendidos, devem ser apresentados os comprovantes de pagamento da diária e da taxa de remoção, além da quitação de todas as multas vencidas e débitos pendentes. O depósito municipal funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

 Câmeras

O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar a área do evento com câmeras e dar suporte às equipes da prefeitura que estarão no local. Com essas imagens, as equipes vão poder acompanhar a chegada do público vindo de todas as regiões da cidade e, além disso, ajudar o trabalho dos operadores que estarão nas ruas. O monitoramento das rotas de acesso ao festival contará com mais de 100 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.

Além do carro comando do Centro de Controle Operacional, a GM-Rio contará com uma Base Operacional Avançada (BOA) na Arena do Futuro, para dar suporte logístico ao efetivo,fornecendo lanches, água e capas de chuva, além de equipamentos de comunicação, entre outros que serão usados durante o evento.