Parques naturais da região do Recreio dos Bandeirantes passam a ter controle de trafégo

Por Danilo Freitas

Neste último sábado, 21 de Outubro, entrou em regime de vigor a Operação Verão 2017/2018, que tem como um dos objetivos o controle aos acessos da Prainha e Grumari. Medida esta tomada para preservação da a reserva biológica e coibição da exploração ilegal de estacionamento local. A Prefeitura pretende com essa medida equilibrar a oferta e procura das vagas de carros (200 na Prainha e 600 em Grumari), e assim tomar controle do serviço de estacionamento que há algum tempo vem sendo controlada por pessoas ilegais; as quais não são credenciadas ao sistema de estacionamento rotativo da cidade do Rio, e também bloqueando a entrada de ônibus de turismo ao parque.

A operação terá como caráter o seguinte esquema: os acessos serão fechados aos finais de semana, nos cruzamentos que dão acessos as praias (Estr. do Pontal com Av. Estado da Guanabara e Estr. Roberto Burle Max com Estr. de Grumari), diante da ocupação das 800 vagas que serão controladas por agentes de trânsito da Guarda Municipal e patrulhamento com motos. Após o fechamento, a saída de Grumari e Prainha ocorrerão pela cancela da Av. Estado da Guanabara x Estr. do Pontal.

Em virtude do desabamento do calçadão da praia da Macumba, a estrada do Pontal encontra-se bloqueada para passagem de veículos (entre a Av. Zélio Valverde e Estr. Vereador Alceu de Carvalho), tendo a passagem permitida só a moradores. Para quem sairá das praias, a recomendação da CET RIO é seguir pela estrada Ver. Alceu de Carvalho até a Av. das Américas, na altura do Recreio Shopping .