O novo presidente teve 95 votos venceu o atual corregedor, Bernardo Moreira Garcez Neto que obteve 78


Em votação virtual com quórum inédito de 100%, (177 votantes) desembargador Henrique Carlos Figueira é o novo presidente do TJ-RJ para o biênio 2021-2022. Ele venceu a eleição, que aconteceu nesta segunda-feira (30), contra o desembargador Bernardo Moreira Garcez Neto, atual corregedor-geral de justiça do TJ-RJ.

Henrique recebeu 95 votos contra 78 de Bernardo. Após a decisão, ele ressaltou o respeito à justiça e seus colegas, além de seu currículo atuando na justiça: “Acho este momento muito especial e me torna um homem realizado, agradeço a todos, aos meus pais, à minha mulher, filhos e netos e aos queridos amigos”, disse emocionado, antes de ser aplaudido.

Figueira ingressou na magistratura pelo concurso de 1988 e é desembargador com assento efetivo na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, sendo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde 10 de março de 2003.

O atual Presidente Cláudio de Mello Tavares conduziu a votação, que foi transmitida em redes sociais. A participação foi total e até um desembargador, que estava internado com Covid19 fez questão de votar direto do hospital.