Um sorriso bem cuidado cativa as pessoas e mais do que ser o nosso cartão de visitas, ele também reflete uma preocupação com a saúde por completo

Um sorriso bem cuidado cativa as pessoas e mais do que ser o nosso cartão de visitas, ele também reflete uma preocupação com a saúde por completo. E hoje dia 02 de outubro é o Dia Mundial do Sorriso, uma data que surgiu para ressaltar o poder do riso. 

E para celebrarmos esse dia, nos preparamos a orientação de alguns profissionais para ensiná-los a cuidar da saúde bucal e entender melhor como o sorrir pode trazer benefícios para a vida.

Entenda qual é a importância de cuidar da saúde bucal

“A saúde bucal deve estar em equilíbrio com a saúde no geral, pois é através dela que mastigamos e preparamos os alimentos para serem digeridos pelo organismo. Quando temos algum problema bucal, isso pode comprometer a saúde como um todo”, explicou a Drª Rita Ventura.

O que devo fazer para manter a saúde bucal?

“Escovar os dentes corretamente pelo menos três vezes ao dia, usar o fio dental após as refeições, não esquecer de escovar a língua e visitar o seu dentista a cada 6 meses são dicas muito importantes para cuidar do seu sorriso”, explicou a Drª Riva Ventura.

Os benefícios de um sorriso

Os cuidados com a saúde bucal deixarão você com um sorriso perfeito e ainda mais motivado, afinal rir é o melhor remédio e estudos científicos comprovam isso! “Rir ajuda na redução do estresse, na melhoria do sono, no fortalecimento do sistema imunológico, no estímulo da criatividade e até mesmo na queima de calorias. Mas do que um excelente remédio, rir não tem contraindicação. É recomendado rir o maior número de vezes por dia”, explica a reprogramadora mental Ivana Cabral. 

E os benefícios não param por aí, sorrir também auxilia na musculatura do rosto. A esteticista Natália Nascimento diz que sempre aconselha suas clientes a sorriem. “Sorrir é um ótimo exercício facial que ajuda a dar firmeza e tônus à pele. Além de mexer com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas e pés."

Com tantos benefícios aliados a um bom e bem cuidado sorriso, nada melhor que praticar o gesto. E para aqueles que não estão no clima de sorrir, lembre-se de que ele pode melhorar qualquer dia ruim.