Chegou a hora de começar o projeto para chegar sem neuras na estação mais quente do ano

A estação mais quente do ano está chegando e junto vem a preocupação de cuidar da saúde e do bem estar. Apesar de estar um pouco em cima da hora, é comum que as pessoas tentem correr atrás do prejuízo, comecem a fazer dietas, praticar exercícios para obter bons resultados até lá.

A nutricionista Tayna Fernandes, da Clínica NN Estética, diz que fazer dietas malucas e restrições alimentares sem orientação nutricional não é saudável. “O certo é iniciar uma reeducação alimentar e ir devagar, mesmo que você não chegue na sua meta até o verão. Mude a rotina aos poucos e continue o projeto durante e depois do verão também.”

Reunimos 7 dicas valiosas de especialistas que vão te ajudar a se preparar para o verão de forma saudável. Confira!

Turbine os treinos e pratique regularmente

O profissional de educação física Felipe Barboza, da Pulse Nutrition, aconselha a todos que não se importem com a estação, mas sim a saúde, por isso devemos nos cuidar durante todo o ano. “Pratique atividade física orientada por um profissional, busque orientação de um nutricionista e mude o seu estilo de vida! Isso inclui também os momentos de lazer. Aproveite o verão e troque uma saída para jantar por uma caminhada ou corrida ao ar livre, sem se preocupar com performance e sim em se manter ativo também nesses dias onde normalmente as pessoas comem mais e se exercitam menos.”

Coma comida de verdade

“Alimentos que queimam gordura e desincham são ótimos para o projeto verão como o salmão, castanhas, linhaça e sardinha, por exemplo, que são alimentos ricos em ômega 3. Durante o verão, frutas como melancia e abacaxi são ricas em água, por isso são excelentes opções para o verão. Além disso, legumes e verduras são indicados pois são ricos em vitaminas e leves, o que facilita a digestão”, explicou Tayna Fernandes, nutricionista da Clínica NN Estética.

Beba bastante líquido

Durante o verão, por conta das altas temperaturas, o nosso corpo perde uma maior quantidade de líquido do que o normal. Por isso, é necessário beber água regularmente e manter o seu corpo sempre hidratado. Sucos naturais e chás gelados também são ótimas opções nos dias quentes. “Os chás gelados além de saudáveis ajudam a aliviar a sensação de calor. Chá gelado de hibisco com limão e canela, chá refrescante de capim limão com camomila e chá preto gelado são ótimas opções para tomar com ½ limão espremido e gelo para refrescar”, explicou Michelle Rocha, proprietária da marca de chás Naturelle.

Cuide da sua pele

A esteticista Diana Ítala, diz que com o aumento da temperaturas devemos ter protetor solar como indispensável. “O uso diário de hidratantes faciais e corporais não devem ser ignorados, a pele precisa ser hidratada todos os dias. A pele facial tende a ficar mais oleosa, então temos que ainda mais manter cuidados de higiene para não fazer acúmulos de células morta e começar a ter cravos e espinhas.”

Procedimentos estéticos também combinam com o verão

No verão o corpo transpira mais, fica mais inchado e consequentemente retém mais líquidos. Tratamentos estéticos como massagens e drenagens estão mais que permitidos. A esteticista Natália Nascimento explica que circuitos de emagrecimento são ótimos para essa época do ano. “O circuito de emagrecimento é composto por diversos procedimentos que auxiliam na retenção de líquidos, redução de celulites, eliminação de gorduras localização, além de fazer bem para a pele, ajudando que ela não fique ressecada durante as altas temperaturas, quando aliado à uma boa alimentação, é perfeito para ajudar emagrecer alguns quilinhos sem muito esforço.”

A saúde bucal também é importante

Segundo a Drª Rita Ventura, durante esta época em é necessário estar atento à prevenção contra erosão ácida e cáries. “Os cuidados que temos durante todo o ano não mudam, mas é importante ficar mais atento. Após comer alimentos açucarados como sorvetes, açaís e picolés, que costumam ser muito consumidos nessa época, é ideal fazer a higiene bucal pois esses tipos de alimentos estimulam bactérias bucais. No caso do açaí, por exemplo, também podem manchar a dentina, então o ideal é fazer bochecho com água após o consumo.”

Os cabelos merecem cuidados

“O principal cuidado que devemos ter durante o verão é a hidratação! Ela deve ser intensificada nesse período e, preferencialmente, intercalada com a nutrição dos fios que ajuda a repor os nutrientes perdidos com os danos do calor. Umectação noturna com óleo de coco também é uma opção muito saudável para as madeixas”, explicou Victor Padilha, cabeleireiro do Studio Nanno.

Cuide do corpo de dentro para fora

A suplementação é uma ótima opção tanto para quem deseja emagrecer como para quem quer repor vitaminas ou ter mais energia para se exercitar. Tamara Borges, da Pulse Nutrition, indica 3 suplementos que podem ajudar no projeto verão. “A primeira opção são os termogênicos, que auxilia na perda de peso acelerando o metabolismo. Já para suprir as necessidades nutricionais de minerais e vitaminas, suplementos em pó com essa substâncias associadas a aminoácidos são ideais. E por último, se você quer ter mais energia e disposição, os suplementos de pré treino vão aumentar seu foco, concentração e deixar você com mais força para fazer treinos intensos e duradouros otimizando e acelerando os resultados desejados”.