Especialista alerta sobre detalhes que passam desapercebidos

Crescemos ouvindo que devemos escovar os dentes após as refeições, passar fio dental e o enxaguante bucal, mas será que só isso é válido para manter a saúde bucal em dia? O odontologista Reginaldo Júnior alerta para pequenas coisas do dia a dia que podem prejudicar os dentes.

É importante respeitar o limite máximo de trocar a escova de dente a cada três meses de uso, devido ao acúmulo de bactérias que ficam nas cerdas ou até que as cerdas estejam deformadas. Não force a hora de escovar os dentes, isso não fará que os limpe mais, utilize as escovas com cerdas macias ou extra macias e sempre use fio dental e enxaguante bucal para manter uma boa limpeza.

Outro fator muito importante é que poucas pessoas sabem que é necessário trocar a escova de dente após uma gripe, resfriado ou infecção de garganta, por causa dos germes patogênicos que ficam nas cerdas da escova, a pessoa pode voltar a ter a doença previamente.

Um hábito comum, porém não muito higiênico é juntar as escovas de dentes, elas devem se manter protegidas individualmente até mesmo para não contaminar a escova da outra pessoa caso tenha um resfriado como citamos acima. Sempre mantenha a escova de dente limpa e bem guardada, as escovas podem sofrer contaminação pelo meio externo, se ficam sem proteção se contaminam com as bactérias do banheiro existentes no ar.

“A capinha da escova de dente, pode sim, te auxiliar neste processo, porém devemos higienizar nossa escova com água corrente e sempre observar se a capinha também está limpa!” explica Reginaldo.

Caso tenha feito uma cirurgia de grande porte na boca, que tenha muito pus e sangramento, também é indicado trocar a escova, mas se a cirurgia foi tranquila, sem excesso de sangue e não houve pus, não há necessidade de troca.

Dr Reginaldo Júnior é cirurgião dentista CRO: 45356 RJ, na Clínica RAJ Odontologia. Formado pela Universidade Estácio de Sá, com cursos de atualização em Cirurgia Oral Menor, Implantodontia, Curso de estética Dental em Lentes de Contato e Atualização em Endodontia.