Redação

A vacinação contra a Covid-19, nesta quarta-feira (15/09), é destinada às meninas com 14 anos e à dose de reforço para idosos com 93 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão com 60 anos ou mais. Pessoas com 22 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e Pessoas com Deficiência (PcD) com 12 anos ou mais também podem se vacinar, preferencialmente, no período da tarde.

Após receber a dose de reforço no Jockey Club Brasileiro, dona Maria Cecília Oliveira, de 93 anos, contou o segredo de sua longevidade.

– Todo mundo tem que tomar a vacina. A vacina é essencial, eu já tomei duas e agora a terceira. Que medo é esse de tomar a vacina? É uma picada, às vezes bater com o joelho no chão dói mais. Eu também tomo a vacina da gripe, vou viver bastante. Eu como pouco, evito açúcar, acordo e durmo cedo, leio muito e também nado, já estou dando umas braçadas de costas.

As unidades seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira. A dose de reforço é destinada aos idosos que receberam a segunda aplicação do imunizante há, pelo menos, três meses.

Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.

Pessoas com alto grau de imunossupressão devem apresentar comprovante de vacinação, documento de identificação e laudo médico digital do Cremerj com data inferior aos últimos 60 dias.

Pessoas com Deficiência (PcD) devem apresentar laudo da rede pública ou particular; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de uma pessoa com deficiência.

Gestantes e puérperas devem apresentar cartão de pré-natal, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível em coronavirus.rio/vacina.

Lactantes devem apresentar indicação do profissional de saúde que realiza o acompanhamento da criança.

Encontre a unidade mais próxima: subpav.org/ondeseratendido.

Para mais informações, acesse coronavirus.rio/vacina.