Com o Dia Mundial da Diabetes este mês, Presidente da Sociedade faz alerta sobre prevenção à doença


O Novembro Azul ganhou destaque pelo foco na saúde masculina e a conscientização sobre o câncer de próstata. No entanto, por conta do Dia Mundial da Diabetes, que acontece no dia 14 de novembro, a importância da prevenção da doença também tem foco durante o período.
No Brasil, cerca de 7,8% dos homens sofrem com diabetes e muitos deles não procuram um especialista ou se informam sobre a doença

A diabetes é uma das doenças que mais causam mortes no Brasil e pode acometer pacientes de qualquer faixa
etária ou sexo.

Segundo o angiologista e presidente da SBACV-RJ (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro), João Sahagoff, a diabetes consiste na elevação da glicose no sangue e acontece por conta de problemas relacionados à secreção ou ação do hormônio insulina que é produzido no pâncreas. Além de comprometer órgãos como rins, olhos e coração, afeta também os vasos sanguíneos, representando um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Outra complicação muito comum de pacientes que apresentam glicemia alta é o pé diabético, que se caracteriza por alterações dos nervos periféricos e da microcirculação, com modificação da anatomia do pé que fica mais sujeito a lesões que podem infectar e rapidamente evoluir para sepse e necrose, sendo necessária a amputação do membro.

O especialista sinaliza a necessidade de se informar sobre a importância da saúde dos pés, já que, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, as feridas nos membros inferiores estão presentes em 5% dos usuários com diagnóstico de diabetes, sendo homens, tabagistas e portadores de insuficiência renal e cardíaca os mais vulneráveis.

Para os homens, a diabetes pode ocasionar variadas complicações, entre elas as que mais se destacam são: impotência sexual ou disfunção erétil, doenças cardiovasculares e problemas nos rins.
Sahagoff afirma que com a adoção de hábitos saudáveis e cuidados simples, como o controle rigoroso da glicemia, examinar e hidratar os pés diariamente, podem contribuir para uma vida mais saudável e duradoura.

Cerca de 20% das internações por complicações da diabetes são devido a lesões nos membros inferiores e ocorrem mais de 15 mil amputações por ano. Por esse motivo, o Dr. João Sahagoff sinaliza algumas orientações de cuidados com o pé para evitar amputações:

• Usar meia sem costura ou usá-la com a costura para fora;
• Não remover as cutículas das unhas dos pés;
• Não usar sandálias com tiras entre os dedos;
• Cortar as unhas retas e acertar os cantos com lixa de unhas;
• Enxugar bem os dedos após o banho (evitar frieira);
• Hidratar bem os pés com creme para evitar ressecamento e rachaduras;
• Nunca andar descalço;
• Olhar sempre a planta do pé e tratar logo qualquer arranhão ou ferimento;
• Não usar sapato apertado ou de bico fino;
• Tratar as calosidades com profissionais da saúde;
• Olhar o interior do sapato antes de usá-lo para checar se não há deformidades no calçado ou pedras (objetos) que possam provocar machucados devido à falta de sensibilidade;
• Enxugar bem entre os dedos depois do banho;
• Tratar infecções fúngicas.

O angiologista/cirurgião vascular deve ser consultado para avaliação da circulação do paciente diabético, ajudando- o a prevenir ou amenizar possíveis complicações graves.