Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes do ano, então, veja abaixo ajuda de como manter a aparência em dia

O verão já chegou e logo, logo as altas temperaturas serão registradas em alguns estados do país e, durante a estação mais quente do ano, os cuidados com a pele do rosto e do corpo precisam ser redobrados. Carolina Salomão, esteticista do Lach, Laboratório e Clínica, no Jardim Botânico, explica que pele oleosa tem como característica o excesso de brilho natural e maior propensão à acne. As altas temperaturas fazem as glândulas sebáceas funcionarem intensamente e o resultado é o rosto ficar mais oleoso. Agora é o momento ideal para fazer os ajustes na rotina de skincare. Esses cuidados com o corpo e o rosto são fundamentais para manter a pele hidratada e livre de manchas. Vamos às dicas!

1 – Boa alimentação e muito líquido: A hidratação da pele começa de dentro para fora. Não adianta passar inúmeros cremes e não se alimentar bem e esquecer de beber água. No inverno, com o clima mais frio, é comum escolher comidas mais quentes e gordurosas. Mas, na primavera, com a mudança de temperatura, aproveite para priorizar frutas e alimentos mais frescos. E não se esqueça de manter uma garrafinha de água sempre perto de você.

2 – Rotina de NÃO lavar o rosto duas ou três vezes ao dia: Procure criar o hábito de não lavar o rosto mais de três vezes ao dia, mesmo no período de altas temperaturas. Vale lembrar que não há exceção nem no uso sabonetes específicos para seu tipo de pele. É comum as pessoas extrapolarem o limite para se livrar do suor e tentar reduzir a oleosidade. Mas, esse excesso pode ser perigoso e produzir o efeito oposto. Exagerar na lavagem do rosto pode deixar a pele mais ressecada, sem viço e mais oleosa do que já é.

3 – Filtro solar sempre: Durante a primavera, as temperaturas costumam ser mais amenas e a exposição ao sol fica mais frequente até pintar o verão. Aquela premissa de não deixar de usar filtro solar, mesmo que esteja em casa, ainda prevalece. O hábito mantém a pele protegida dos raios solares e evita manchas. Vale ter um protetor solar específico para o corpo e um para o rosto, para potencializar o efeito do produto. Consulte um dermatologista para te indicar as melhores opções.

4 – Como prevenir cravos e espinhas: É natural que a mudança de estação provoque cravos e espinhas. Isso acontece porque a pele tende a ficar mais oleosa. Se você quer se prevenir, a dica é manter a pele sempre limpa com sabonetes e creme próprios para frear a oleosidade. Remover a maquiagem diariamente também é essencial para não entupir os poros. Argila verde com óleo essencial como bétula e/ou bergamota são ótimos para controlar a oleosidade. Se o seu problema for mais sério, consulte um profissional.

5 – Prefira produtos líquidos: Se você é do time das que amam os produtos cremosos, mude de ideia e invista nas versões líquidas ou em spray. A aplicação é mais confortável e traz sensação de frescor imediato ao rosto. Existem diversas marcas de protetor solar em spray. Esse tipo de produto ajuda a reduzir o surgimento de cravos e espinhas, reações mais comuns em quem tem a pele oleosa. Já para o sabonete, a dica é trocar o modelo em barra pela versão líquida.

6 – Cabelo oleoso: A correria do dia a dia deixa o cabelo com a aparência “suja”. Invista em shampoo a seco ou até mesmo em talco. Passe bem pouquinho no couro cabeludo e espalhe com movimentos circulares. Essa é uma dica rápida, prática e fácil de evitar a oleosidade.