Saiba como prevenir e tratar varizes também na gravidez

O problema das varizes atinge sete em cada dez brasileiros, segundo a Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular. As mulheres costumam sofrer com a doença de duas a três vezes mais que os homens. Segundo Almar Bastos, presidente da SBACV-RJ, as mulheres têm uma propensão maior às doenças venosas. “Isso se dá principalmente por fatores hormonais característicos do sexo feminino. Assim como os métodos contraceptivos com aporte hormonal aumentam a probabilidade dessas doenças venosas e eventos trombóticos. ”

O médico indica uma vida saudável para prevenção das doenças vasculares. “Praticar atividade física regular, manter-se próximo ao peso ideal, boa hidratação, alimentação saudável, entre outros. Se for possível, também evitar o aporte de medicação hormonal. ”

Doutor Almar alerta sobre fatores de risco. O especialista alerta que, falando especificamente falando sobre o sexo feminino, certamente o uso de hormônios femininos como anticoncepcional ou terapia de reposição hormonal são fatores agravantes. Assim como o sobrepeso, sedentarismo e o tabagismo devem ser combatidos.

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por inúmeras alterações para garantir o pleno desenvolvimento do bebê, contudo, em diversos casos essas mudanças podem afetar significativamente a saúde, inclusive da circulação sanguínea. A gravidez por si só já é um estado de hipercoagulabilidade, principalmente no pós-parto imediato, quando ocorre grande parte dos processos trombóticos. O crescimento do feto intrauterino também atua gerando uma compressão das veias ilíacas, dificultando a saída de sangue dos membros inferiores, que passa a circular com muita lentidão. Tudo isso é potencializado pela presença de doença varicosa. O médico reafirma: “Cuidados gerais como os citados acima são os mais importantes: atividade física regular, ganho de peso moderado durante a gravidez, alimentação leve e boa hidratação. O uso de meias de compressão também é um forte aliado a prevenção da doença venosa. ”

Para o tratamento de varizes e trombose nesse período, o presidente da SBACV-RJ recomenda que no 1º trimestre de gravidez evite qualquer medicação, pois este é um período de formação do feto. A orientação é manter-se no peso, prática de atividade física pertinente ao estado gestacional e uso de meia elástica. Já a partir do 2º trimestre, caso os sintomas sejam mais intensos, Almar indica associar Venotonicos que auxiliam no retorno venoso e aliviam as dores e inchaço. “Ocorrendo um evento trombótico a paciente deve ser anticoagulada. Lembrando que durante a gravidez não se pode usar anticoagulante oral, somente as heparinas, que são injetáveis”, alerta o especialista.