“Encontro Março Azul” vai reunir 30 proctologistas na Praça do Ó para trazer informações sobre sintomas e tratamentos da doença

 

 

 

No mesmo mês que a Campanha Março Azul-Marinho, a Sociedade Regional Leste de Coloproctologia (SRLCP) organiza, pela primeira vez, o “Encontro Março Azul”. O evento acontece no próximo sábado (18) e busca promover a conscientização e prevenção sobre o câncer de intestino, além de dar destaque a importância do diagnóstico precoce. O encontro será gratuito e acontece das 8h às 12h, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca. 

Além das orientações acerca do câncer de intestino, os membros da SRLCP também vão realizar a aferição de pressão arterial do público. “Neste dia teremos uma tenda com membros da Sociedade para orientar as pessoas sobre a prevenção do câncer do intestino. É fundamental um exame de rotina para quem tem 45 anos ou mais. Vamos informar a população sobre os fatores de risco, os principais sintomas e quais exames devem ser realizados”, disse Lucia Oliveira, Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Doutora em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela USP e uma das organizadoras do evento.

De acordo com a “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, estudo produzido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), existirão 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025. Desta forma, o tumor maligno de cólon e reto é o 4º com maior incidência no Brasil, ao atingir 6,5% da população e ficando atrás somente dos cânceres de pele não melanoma, que são 31,3% do total dos casos nacionais; seguido pelos diagnósticos de câncer de mama feminina, que são 10,5%; e logo os de próstata, que são 10,2% dos casos totais. 

O levantamento feito pelo estudo do INCA também aponta que 70% dos casos estão previstos para as regiões Sul e Sudeste, enquanto o câncer de cólon e reto é, na região do Sudeste, o segundo entre homens e mulheres, abaixo somente para próstata e mama, respectivamente. Os estudos e números altos para o futuro são o motivo das atuais medidas de conscientização e prevenção.