ONG coleta produtos de higiene íntima em parceria com o MetrôRio a partir de segunda-feira (20)

 

 

 

Para mulheres de baixa renda, o período menstrual pode trazer muitas complicações. Segundo uma pesquisa da ONU, uma em cada quatro jovens em situação de vulnerabilidade já deixou de assistir às aulas por não poder comprar absorventes e, por isso, escolher se manter dentro de casa. Diante desta realidade, ONGs têm se comprometido em distribuir produtos de higiene menstrual a quem não tem acesso. Um exemplo é o projeto ‘Absorvendo Amor’, criado por estudantes cariocas, que a partir da próxima segunda-feira (20) faz uma campanha para arrecadar absorventes em parceria com o MetrôRio. 

A ação faz parte de iniciativas em comemoração e homenagem ao Mês da Mulher. As atividades de recolhimento acontecerão nas estações Carioca/Centro, Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, Largo do Machado e Pavuna. 

Até o dia 31 de março, os produtos menstruais podem ser deixados em uma caixa disponibilizada no mezanino das estações durante o período de funcionamento do metrô (de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos, das 7h até as 23h). Todos os itens coletados serão distribuídos pela ONG às mulheres moradoras de comunidades no entorno do sistema metroviário. 

Com sede na Gávea, a ONG foi criada em 2018 para oferecer a alunas de escolas públicas do Rio de Janeiro e São Paulo produtos de higiene íntima, além de conscientizar a população sobre a pobreza menstrual. “O acesso não deveria ser privilégio”. 

Em continuação com as ações do Mês da Mulher, o shopping Fashion Mall (Estrada da Gávea, 899, São Conrado) faz outra campanha de arrecadação de absorventes. Para contribuir, basta depositar os itens nas caixas coletoras instaladas no estabelecimento, dentro do horário de funcionamento do shopping (de segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 14h às 20h). A ação acontece até o mês de maio e é realizada junto à ONG TamoJunto (@tmjrocinha), coletivo que atua desde 2014 na Rocinha.