Estudantes, colaboradores administrativos, docentes e o público externo pode contribuir por meio do “trote solidário”



Os campi da Estácio Barra World, no Recreio dos Bandeirantes, e Estácio Tom Jobim, na Barra da Tijuca, estão preparando, em apoio ao Hemorio, mais uma edição do “Trote Solidário”, iniciativa voltada aos calouros do segundo semestre letivo de 2023. A ação acontece nos dias 24 e 25 de agosto,das 10h às 15h, no campus Estácio Recreio, que fica no 3º andar do shopping Barra World, enquanto no dia 29 de agosto, no mesmo horário, a atividade acontece no campus da Barra, localizado no Centro Empresarial Barra Shopping. Além de estudantes, colaboradores administrativos e docentes, a campanha pretende incentivar a doação de sangue por moradores da região. 

“Estamos extremamente satisfeitos em oferecer oportunidades para que universitários possam contribuir para a salvação de vidas, por meio parceria com o Hemorio. Nesta edição, além da própria campanha, planejamos compartilhar vídeos em nossa página no Instagram, nos quais ofereceremos dicas para incentivar as pessoas a participarem ativamente. Nosso objetivo é estimular o herói que existe em cada um de nós, daí o slogan desta campanha: ‘Seja um herói, contribua para salvar vidas!'”, comentou Douglas Lopes da Silva, Supervisor Acadêmico da Estácio Recreio.

Gabrielly Sbano Teixeira, coordenadora do curso de biomedicina da Estácio Tom Jobim, reforça a importância da ação de apoio ao Hemorio. “Preparamos uma infraestrutura adequada com todo conforto e segurança para as pessoas que forem praticar este ato de amor. Estamos bem empolgados, pois aumentaremos o número de doadores do Hemorio. Pontuo, ainda, que o órgão estadual distribui bolsas de sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS do Estado do Rio de Janeiro. Receberemos os voluntários, ou seja, o público em geral de braços abertos”, comenta.

Para doar é necessário que o voluntário apresente um documento de identidade oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (para menores de 18 anos, é preciso a apresentação da autorização, obtida no site do hemorio e assinada pelo responsável legal), evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12 horas, pesar mais de 50kg, e mulheres doadoras não devem estar grávidas ou amamentando. O intervalo mínimo entre as doações é: para homens, dois meses, sendo no máximo quatro doações ao ano; e para mulheres, três meses, sendo no máximo três doações ao ano. 

É importante ressaltar que doar sangue não põe o voluntário em risco de contaminação, pois o material é totalmente descartável. Além disso, não se deve estar em jejum para doar sangue, a doação não vicia, assim como não engorda ou emagrece. Quem doar uma vez não é obrigado a doar sempre. Para mais informações, disque: 0800-282-0708. 

 

SERVIÇO:

Local: Estácio Barra World – Av. Alfredo Balthazar da Silveira, 580, 3º andar do Shopping Barra World, Recreio dos Bandeirantes 

Datas: 24 de agosto e 25 de agosto (quinta-feira e sexta-feira) 

Horário: das 10h às 16h

Mais informações: Site do Hemorio 

 

Local: Estácio Tom Jobim – Av. das Américas, 4.200 – Centro Empresarial Barra Shopping, Barra da Tijuca

Dia: 29 de agosto (terça-feira)

Horário: das 10h às 15h

Mais informações: Site do Hemorio