Campanha “Novembro Azul” oferece consultas gratuitas com urologistas e ultrassonografias de próstata 

 

 

Com a chegada do mês de novembro, a campanha do “Novembro Azul” traz assuntos como a luta contra o câncer de próstata e saúde masculina à tona. A Unigranrio-Afaya, da Barra da Tijuca, promove na terça-feira (7) atendimentos gratuitos para o público masculino. Das 8h às 15h, alunos e professores dos cursos de saúde da universidade oferecerão atendimento aos pacientes, com consultas de urologia, ultrassonografia de próstata, testes rápidos para ISTs, multivacinação para inúmeras doenças, entre outros serviços. 

A iniciativa tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

O evento acontece na Policlínica de Medicina da Unigranrio Barra, com serviços como aferição de pressão arterial, avaliação de risco de desenvolver diabetes e atendimentos odontológicos, assim como atendimento psicológico e procedimentos estéticos de revitalização facial. 

Calcula-se que 1 a cada 6 ou 7 homens apresentará câncer de próstata. Em 2022 foram 16.292 óbitos pela doença, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, ou seja, 44 mortes por dia. É o tumor maligno mais frequente no homem, somente atrás do câncer de pele não melanoma.

A conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde, e principalmente, de exames preventivos, ainda enfrenta obstáculos entre os homens. A partir das examinações, é possível prevenir e tratar doenças do sistema reprodutor e do trato urinário, como cânceres de rim, pênis e próstata, infecções urinárias e sexualmente transmissíveis, fimose, disfunção erétil e ejaculação precoce. 

“A ação visa não apenas oferecer exames e consultas para a população local, mas fomentar a procura por cuidados médicos preventivos, principalmente para um público que tem uma cultura de muito menos autocuidado do que mulheres”, exclamou Marilene Gondim, Diretora Geral da Unigranrio Barra da Tijuca. 

Os pacientes interessados em participar do evento devem realizar agendamento prévio via WhatsApp, por meio do número (21) 3219-4040 (o número não recebe ligação). Os demais serviços são oferecidos por ordem de chegada. 

 

SERVIÇO: 

Data: 07 de novembro (sábado), de 8h às 15h 

Endereço: Av. Ayrton Senna, 2200 – Barra da Tijuca 

Atendimentos: agendados apenas pelo Whatsapp - (21) 3219-4040; os atendimentos acontecem por ordem de chegada