“A Era da Consciência” é o tema da edição de 2024, que mistura conferência, mercado B2B e festival, e acontece entre os dias 4 e 9 de junho, na Cidade das Artes
Por: Déborah Gama
O maior encontro da América Latina em quesito de criatividade e inovação acontece na Cidade das Artes, nesta semana, dos dias 4 a 9 de junho. O evento tem se consolidado como referência desde a primeira edição de 2018, e reúne executivos, criadores, empreendedores e fãs de diversas indústrias, como audiovisual, música, games, publicidade, mídia, esportes, design, sustentabilidade e tecnologia. Com tema “The Age of Awareness” (“A Era da Consciência”, em português”), essa edição oferece mais de 500 painéis que exploram perspectivas inovadoras, profundas e interdisciplinares.
A temática incentiva o público a se conscientizar acerca do impacto que as ações e emoções têm no mundo que nos cerca. “Quando abraçamos a criatividade, não apenas desbloqueamos portas para a autoexpressão e o autoconhecimento, mas também nos equipamos com ferramentas poderosas para construir um futuro mais harmônico e consciente”, diz Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio 2C.
Com o slogan “It’s all conected” (“Tudo está conectado”, em português), o CEO aponta a edição de 2024 como uma renovação da crença original do evento de tecnologia, onde tudo e todos estão cada vez mais conectados. “Sempre acreditamos que as atividades criativas são chaves mestras nesse processo, atuando como pontes que nos conectam não apenas com o nosso mais profundo 'eu', mas também com as complexas teias de relações e ecossistemas que envolvem nossa sociedade e o nosso planeta”, finaliza Rafael.
Lugar de conexões, aprendizado, negócios e entretenimento
O Rio 2C tem a missão de promover encontros, construir pontes e gerar conexões para o intercâmbio de experiências e ideias. Em um mesmo ecossistema, são reunidos profissionais com diferentes habilidades, culturas, idiomas, direcionamentos e históricos. Além disso, o evento de seis dias também é uma vasta plataforma de aprendizado, relacionamento, negócios e entretenimento, que leva o nome do Brasil para o mundo, ao gerar relações entre os principais criadores e executivos da indústria global.
Segundo a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou - só na última edição -, mais de R$315 milhões, e recebeu mais de 45 mil pessoas, com a participação de mais de 1.600 palestrantes e 2.000 empresas.
Realizado anualmente, o Rio 2C conta com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas.
Programação de destaque
No setor de audiovisual, figuras renomadas estão presentes, como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries “Euphoria”, “Valley of Tears” e “No Man’s Island”, e do filme “Beaufort”, indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Além disso, também estão presentes nomes como Editi Effiong, criador e produtor executivo nigeriano que está à frente dos filmes “The Black Book”, “Up North” e “Day of Destiny”; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários “#Shout” e “Brainwashed: Sex-Camera-Power”; e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que já dirigiu grandes sucessos como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”, e em 2023, lançou também a live action “How to be a carioca”.
Na campo musical, um nome de destaque é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, que conta com mais de 2.700 membros - entre eles estão representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como cantores como Ney Matogrosso e Jão.
Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing de 2021, CMO do McDonald’s por oito anos e autor do livro “D[ê] Propósito”. Jaqueline Weigel, futurista global e estrategista em Foresight e Future Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também está presente no Rio 2C 2024.
Para representar os esportes, estão presentes Cristiane Kajiwara, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA); Gustavo Herbetta, CMO do Comitê Olímpico Brasileiro; e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance. Também estão confirmados influenciadores digitais como Jojo Toddynho, Casimiro (Cazé TV) e Blogueirinha.
Para completar a pincelada de alguns nomes grandes presentes no Rio 2C, a liderança feminina é um tópico forte nas discussões e apresentações. Neste cenário, duas figuras têm destaque e estão presentes no evento: Mary Ellen Coe, que é Chief Business Officer do YouTube e lidera operações globais e monetização, além de fomentar a ‘creator economy’; e Jody Gerson, a CEO da Universal Music Publishing Group, que fez história como a primeira mulher a liderar uma grande editora musical global.
Sobre o Rio 2C e novidades da edição
Durante os 3 primeiros dias (5, 6 e 7 de junho), o Rio 2C apresenta a conferência, uma exposição única de conteúdos em keynotes e painéis abordando as 12 principais temáticas da indústria criativa, através do recorte transversal da criatividade, distribuída em 18 palcos. No mesmo período, o mercado acontece, onde o Rio 2C impulsiona a indústria criativa ao oferecer oportunidades únicas para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking, através de rodadas de negócios, pitchings, mentorias e eventos de relacionamento.
No evento, summits também são destaque, como um dia de imersão em uma ou mais temáticas da indústria criativa. Na edição, três acontecem: Summit Creator Economy, que discute marcas, influenciadores e mídias; Summit Brands&Co, que debate sobre o consumo de mídia e novas plataformas; e Summit Sports Innovation, que foca em tecnologia e inovações no esporte.
O BITS (Broadcast Innovations & Tech Show) também é relevante no evento, por ser um novo espaço dedicado às inovações tecnológicas do audiovisual, com painéis, workshops e masterclasses. Enquanto isso, o Soundbeatrs II by Popline.Biz é um novo espaço intimista para discutir os bastidores da música, com entrevistas e gravações ao vivo. O Writer’s Room foca na criação de narrativas originais e o espaço aborda todo o processo criativo de um escritor, desde a concepção até a viabilidade econômica das obras.
Para garantir um clima alto astral, em parceria com a ABRA, o Rio 2C premia produções audiovisuais brasileiras. A programação musical do Rio 2C Stage também promete ser um dos destaques, com shows diários e atrações.
E no fim de semana o Festivalia é destinado a estudantes, universitários e jovens profissionais ávidos por inspiração, informação e networking. A programação inclui shows de música, experiências de games, realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa com foco no mapeamento e impulsionamento de novos talentos.
O evento conta com 14 palcos temáticos, incluindo o Global Stage, StoryVillage, Brainspace, House of Brands, e outros. Cada um é focado em diferentes aspectos da criatividade e inovação. Para mais informações e detalhes da programação, acesse o site oficial do evento.